Campanha de Lula vai ao TSE contra Bolsonaro sobre áudio de voto de Marcola

Publicado em 02/10/2022, às 07h54
Reprodução -

Uol

A Coligação Brasil da Esperança, que reúne partidos que apoiam a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e outras 16 pessoas.

LEIA TAMBÉM

A ação pede a derrubada de mais de 300 links pela divulgação da notícia que cita o suposto áudio do narcotraficante Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital), em interceptação feita pela PF (Polícia Federal). A reportagem foi publicada pelo site "O Antagonista", parceiro do UOL. Na gravação, Marcola teria defendido o voto em Lula.

Ou seja, foi uma ação orquestrada e célere, posta em prática após às 18h da véspera das eleições, em que toda uma rede - já conhecida dessa e. Corte pela divulgação de notícias falsas - pôs em prática mais uma de suas estratégias, incluindo o próprio candidato ao concorrente. Trecho do documento ao qual UOL teve acesso

"Há que se ressaltar, por fim, que essa temática (a tentativa de vinculação do candidato Lula e do Partido dos Trabalhadores ao PCC) não é nova nessa eleição, já tendo sido enfrentada anteriormente por esse e. Tribunal Superior Eleitoral que, reiteradamente, declarou a inverdade dessas informações e, por consequência, impediu que essas fake News se perpetuassem", acrescenta a ação.

No dia 1º de setembro, o plenário do TSE já havia multado o presidente Bolsonaro em R$ 5 mil por três tuítes em que associam Lula à facção criminosa. Por 6 votos a 1, o plenário também determinou a exclusão das publicações.

Em 19 de julho, Bolsonaro postou nas redes sociais o trecho de uma matéria veiculada pela TV Record, em 2019, que mostra o diálogo de um integrante da facção em uma interceptação telefônica feita pela Polícia Federal na Operação Cravada. No trecho, o homem identificado como Elias disse ter um "diálogo cabuloso com o PT".

Faltando um dia para a eleição, e após a publicação da reportagem de "O Antagonista", Bolsonaro usou print de uma outra matéria que também cita o suposto vínculo de Lula com o PCC e escreveu.

O crime organizado apoia Lula, porque Lula representa os interesses deles. O brasileiro honesto e trabalhador está conosco, porque nós representamos os seus valores. Em 2018, eles venceram entre os criminosos, nós vencemos entre o povo de bem, que segue e respeita as leis.

Lula mantém liderança em pesquisas - Divulgadas neste sábado (1), as pesquisas dos institutos Datafolha e Ipec (ex-Ibope) apontam chance do ex-presidente Lula vencer em primeiro turno. Nas duas sondagens, porém, a projeção de vitória do petista amanhã é incerta, porque está dentro dos limites da margem de erro.

Na pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, Lula aparece com 51% dos votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos —, contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já no levantamento do Datafolha, o petista tem 50% dos votos válidos, ante 36% do atual presidente. A margem de erro de ambas as pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para meno

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vereadores eleitos por Maceió são diplomados Após nova totalização de votos, vereadoras "eleitas" em Anadia ficam como suplentes Anadia: nova totalização dos votos para vereador vai ser realizada nesta segunda (09) Como pagar multa eleitoral? O que fazer para regularizar seu título