Caminhoneiro é autuado por crime ambiental após usar diesel S500 em veículo

Publicado em 07/08/2023, às 15h31
Foto: Arquivo TNH1 -

TNH1

Um caminhoneiro foi autuado por crime ambiental, nessa última sexta-feira (07), em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió. O caso foi registrado no quilÔmetro 77, da BR-101, após uma abordagem feita pela Polícia Rodoviária Federal.

LEIA TAMBÉM

De acordo com os policiais, foi verificado que o veículo conduzido pelo caminhoneiro, um VW, utilizava o diesel S500, tipo de combustível proibido para carros fabricados a partir do ano de 2012.

Durante a abordagem, o caminhoneiro confirmou a utilização do diesel S500. Esse tipo de combustível possui 50 vezes mais enxofre que o diesel S10 — combustível obrigatório para o modelo e ano de veículo conduzido por ele. 

O diesel S500 é identificado pela cor vermelha, enquanto o S10 é amarelo ou incolor. O gás poluente emitido pela combustão do S500 pode causar alergias e doenças respiratórias. Entre as crianças, o enxofre pode desenvolver doenças crônicas, caso haja uma exposição intensa ao gás.

Risco de Crime Ambiental - Além dos riscos ao motor que podem prejudicar o seu veículo, utilizar o diesel S500 em motores fabricados depois de 2012 pode ser considerado crime ambiental em casos de identificação em abordagens. Segundo a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a penalização pode ser de um a quatro anos de reclusão e o autor da ação pode ser encaminhado à Polícia Civil da Comarca do local no flagrante.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia apreende 21 armas de fogo em uma semana Alagoas Suspeitos de roubar veículos em Maceió são presos em operação na divisa com Pernambuco Trio é preso após matar pedreiro a tiros, em Piaçabuçu Homem morto após atirar em policial teria problemas psiquiátricos e estuprava e espancava esposa, diz delegado