Theo Chaves
Uma câmera de segurança registrou o momento em que José Bernardo Correia Souto da Silva, de 45 anos, foi baleado na perna por um policial militar em um estacionamento de um shopping, na parte baixa da capital alagoana, no último dia 25. Segundo testemunhas, o homem passeava no local na companhia do filho, uma criança de 8 anos, e foi baleado após ter um surto psicótico. José Bernardo chegou a ser socorrido e foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), porém não resistiu aos ferimentos e morreu.
LEIA TAMBÉM
Nas imagens (veja mais abaixo), policiais e seguranças do shopping aparecem tentando conter José Bernardo e colocando ele dentro de um ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-AL). Ainda no registro, José Bernardo aparece resistindo à prisão.
Em seguida, ele é levado para fora da ambulância, momento em que a câmera de segurança fica encoberta pelo veículo e perde a sequência da ação. Minutos depois, algumas pessoas aparecem correndo e se afastando da ambulância. Nesse momento, um policial aparece no raio da câmera com uma arma em mãos e apontada para o local onde estava José Bernardo. Na sequência, José Bernardo aparece caindo ao chão e sendo socorrido por uma equipe médica.
O disparo do policial atingiu José Bernardo Correia na região da coxa e fraturou o fêmur. Ele foi socorrido, mas morreu 7 horas após dar entrada no HGE.
Logo após a morte dele, a Polícia Civil instaurou procedimento para investigar as circunstâncias. Em depoimento, os policiais que participaram da ocorrência relataram que o tiro disparado contra José Bernardo foi para contê-lo, pois ele teria tomado a arma de um policial. A versão dos militares também foi confirmada por testemunhas.
LEIA MAIS