g1
Mais de 200 meteoros foram registrados entre a noite de sábado (10) e madrugada de domingo (11) em uma estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense. Várias estrelas cadentes traçaram uma trajetória longa antes de desaparecer na escuridão do céu.
LEIA TAMBÉM
Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, que é membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), cinco câmeras flagraram os meteoros.
Os primeiros registros tiveram início por volta das 18h30 de sábado e terminaram por volta das 6h30 de domingo (veja o vídeo acima).
"A princípio foram meteoros do tipo mais comum, ou seja, não foram classificados como bólidos ou fireballs (as populares "bolas de fogo") que são meteoros que causam um grande clarão no céu", explicou Justino.
Conforme o astrônomo, em noites favoráveis é bastante comum registrar muitos meteoros de menor magnitude por conta da evolução das tecnologias e câmeras cada vez mais sensíveis.
No início do ano, um meteoro que passou pelo céu de Santa Catarina foi flagrado a uma velocidade de mais de 100 mil km/h. Segundo a Bramon, ele percorreu 10 cidades em 6 segundos.
LEIA MAIS