Revista Crescer
Um deslumbrante lince-do-canadá (Lynx canadensis) foi clicado por uma câmera instalada em trilha de uma floresta no norte de Minnesota, nos Estados Unidos. Imagens raras mostram o predador "posando" sem saber que estava sendo filmado.
LEIA TAMBÉM
O biólogo Tom Gable, líder do Voyageurs Wolf Project, descobriu a filmagem única ao revisar milhares de horas de gravações. O vídeo mostra o esquivo felino passeando casualmente pela floresta antes de se acomodar a poucos metros da câmera. O olhar curioso da criatura e as orelhas alertas fazem parecer que o lince sabia que algo o estava observando.
O animal foi filmado em uma área remota e densamente florestada, acessível somente por meio de trilhas. A região é conhecida por abrigar aproximadamente quatro matilhas de lobos. A equipe de Gable mantém uma rede de 350 câmeras de trilha para estudar o comportamento dos caninos na região.
Para aumentar as chances de capturar imagens nítidas da vida selvagem, as câmeras são colocadas estrategicamente ao longo dos caminhos mais usados pelos animais, em vez das áreas mais frequentadas pelos humanos, como trilhas de quadriciclos ou estradas de exploração madeireira.
We captured some really neat footage of lynx this past year on our cameras but this is definitely the coolest. In fact, might be the best video of a lynx we have ever captured, not least because the lynx decided sit right in front of the camera...
— Voyageurs Wolf Project (@VoyaWolfProject) July 31, 2024
Thanks to the Minnesota… pic.twitter.com/vcrFk0MlNn
O lince-do-canadá, reconhecido por seu pelo longo e característico, e pelos tufos pretos nas orelhas, é considerado uma espécie ameaçada de extinção.
As estimativas populacionais da espécie é que haja entre 100 e 300 felinos do tipo em Minnesota. Sua dieta é baseada principalmente em lebres-da-neve, mas eles também caçam outros pequenos mamíferos.
LEIA MAIS