Câmara volta a debater situação do Pinheiro, agora em nova audiência pública

Publicado em 25/03/2019, às 13h24
Sessão ordinária/Ilustração | Assessoria -

Assessoria

Além dos trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI), a Câmara Municipal de Maceió segue em outras frentes em busca de esclarecimento e soluções para os problemas que atingem, há um ano, o bairro do Pinheiro. Para isso, a Casa realiza, na próxima quinta-feira (28), Audiência Pública, a partir das 9h, no Plenário Vereador Silvânio Barbosa, em Jaraguá. A iniciativa é do vereador Cléber Costa (Progressistas). O parlamentar participou, inclusive, ao lado do presidente da CEI, Francisco Sales (PPL), e do relator substituto da comissão, Chico Filho (Progressistas), de Audiência Pública no Senado Federal, na semana passada, que também tratou do assunto em Brasília.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o que foi discutido na capital federal, um laudo definitivo sobre causas e o que deve ser feito no Pinheiro será emitido pelo CRPM e Serviço Geológico do Brasil (SGB), responsáveis pelas pesquisas no solo do local. As vias e imóveis do bairro foram atingidos por afundamento, rachaduras e fissuras.

“Temos a CEI instalada e com os trabalhos em atividade, como a viagem da semana passada a Brasília, quando dois dos representantes da comissão ouviram esclarecimentos dos técnicos no Senado, oportunidade em que também pude estar presente. Como representante do povo, convoquei a audiência da próxima quinta-feira com o objetivo de fazer com a Câmara atue em outras frentes no debate necessário, com autoridades e pesquisadores, na busca por respostas. Mais que qualquer coisa, a Casa deve ser como, de fato, um canal aberto para ajudar a população. Obviamente, que o assunto não foi nem será esgotado, tendo em vista a complexidade que o Pinheiro, e agora Mutange e Bebedouro, apresentam”, destacou Cléber Costa.

Ainda segundo o vereador, foram convidados para a Audiência Pública entidades como Ministério Público Estadual e Federal; Braskem; Corpo de Bombeiros; Prefeitura de Maceió; Casal; UFAL; Defesa Civil Municipal e Estadual; Instituto do Meio Ambiente (IMA); Fecomércio; Agência Nacional de Mineração (ANM) e Ministério Público do Trabalho (MPT); Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, juntamente com a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM); o senador Rodrigo Cunha (PSDB); além dos professores Abel Galindo Marques e Geraldo Marques. 

ORDINÁRIA – No último dia 28 de fevereiro, os vereadores realizaram na Igreja Menino Jesus de Praga, localizada no Pinheiro, uma sessão ordinária da Câmara. O objetivo, além de ouvir os relatos dos moradores, foi prestar solidariedade à Comunidade. Durante três horas, diversas pessoas puderam descrever os problemas enfrentados e cobrar soluções. Além de já ter realizado outra audiência pública sobre o tema no ano passado, quando se começou a denunciar o drama vivido no bairro, desde que iniciou o ano legislativo de 2019, a Câmara tem se empenhado, dentro de suas atribuições, em buscar informações, acompanhar a situação e solicitar projetos do Poder Público, que resolvam os problemas e minimizem o sofrimento de moradores e comerciantes do Pinheiro. 
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara