Câmara recebe crianças e adolescentes atendidos pelo Unicef em Maceió

Publicado em 23/11/2018, às 17h57
Divulgação/Ascom Câmara Municipal -

Ascom Câmara

Crianças e adolescentes da rede de ensino da capital alagoana participaram, nesta quinta-feira (22), de sessão especial na Câmara Municipal, em comemoração ao Dia da Criança que, mundialmente, é celebrado em 20 de novembro. Em Maceió, no entanto, as atividades alusivas à data foram fixadas no dia 22 para que não coincidissem com o feriado da Consciência Negra. Os estudantes fazem parte do Projeto Plataformas dos Centros Urbanos (PUC) e estiveram acompanhadas pela coordenadora da PUC na capital, Juliana Vergetti, além de uma das representantes do Unicef no Brasil, Jane Santos.

LEIA TAMBÉM

Durante o dia, as crianças também foram ao Poder Executivo e a órgãos da Justiça alagoana, onde assumiram cargos como prefeito mirim de Maceió, liderado pelo jovem Mateus Santos. As crianças utilizaram a tribuna da Câmara para reivindicar melhorias para a vida da população maceioense, a exemplo de Jackson Santos, 12, morador e estudante do bairro de Bebedouro.

“As crianças, adolescentes e toda a população, precisam de mais cuidado com saúde, educação, melhoria na segurança e também que despoluam o Riacho do Silva, lá no meu bairro, o Bebedouro”, pediu o garoto.

Juliana Vergetti falou sobre a importância da data e da PUC para a valorização de políticas públicas que garantam os direitos às crianças no Brasil e em Maceió.

“Dentro da PUC, nosso grande objetivo é mobilizar a comunidade, Executivo, Judiciário, Legislativo, controle social para darmos visibilidade e estimularmos o protagonismo de crianças e adolescentes no processo de mudança e conquistas. A sociedade precisa entender que os menores devem ser prioridade absoluta e a eles precisamos garantir os direitos que possuem”, disse Juliana Vergetti, ao destacar a importância dos jovens ocuparem os espaços de prefeito, vice-prefeito, promotor de Justiça e vereadora, entre outros.

Juliana Vergetti disse ainda que a iniciativa tratar-se de uma ação global. Além de ser, segundo ela, “uma maneira de os jovens entenderem, mesmo que por um dia, como os órgãos funcionam, qual a importância de cada função nos diversos setores da estrutura das cidades, e mostrar a todas elas que esses locais também servem como espaço de todos reivindicarem seus direitos. Aqui, aproveito também para agradecer o acolhimento dos vereadores e da Câmara”, explicou a coordenadora do PUC, lembrando que Maceió tem constituído, por decreto, um comitê municipal composto por 13 órgãos.

“Esses órgãos unem e desenvolvem as ações integradas justamente nos territórios mais vulneráveis de Maceió e outras nove capitais que possuem a PUC. O Unicef mapeia e aponta indicadores e, a partir disso, o município foca suas ações para lugares com elevadores indicadores de mortalidade neonatal, evasão escolar, violência e abuso sexual, entre outros, para agir”, ela ressaltou.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Silvania Barbosa (PRTB), também falou sobre a data e a presença das crianças na sessão especial da Casa.

“Mais uma vez damos as boas-vindas às crianças e membros do Unicef no Brasil e em Maceió, que fazem um importante trabalho com esses menores aqui da nossa capital. Nunca é demais lembrar a importância de garantirmos, falo de toda sociedade, um futuro melhor para as crianças”, afirmou a parlamentar.

Ordem do dia

Antes da sessão especial, os vereadores deliberaram em mais uma sessão ordinária a aprovação de requerimentos que visam dar melhores condições de vida à população de Maceió. De autoria de Silvania Barbosa, requerimento que pede ao Executivo estudo que viabilize a revitalização da Praça Visconde de Sinimbu, no Centro.

Além dele, requerimento de Luciano Marinho (Podemos), pede a realização de audiência pública para que se discutam os problemas relacionados às feiras e se dê encaminhamento e solução às necessidades da população, bem como qualidade e segurança sanitária dos alimentos.

Tereza Nelma (PSDB) pede, também por requerimento, que o Executivo construa cobertura côncava para a Ponte do Reginaldo, para tentar inibir as tentativas de suicídio no local. Lobão (PR), pede à prefeitura que proceda com o ordenamento e estruturação dos pontos de ônibus da Praça do Pirulito, no Centro.

Jonatas Omena (PPL) solicita recapeamento da Travessa Bom Retiro, localizada no Bairro do Vergel do Lago. Já a vereadora Simone Andrade (DEM) solicita à prefeitura a instalação de iluminação em LED na Rua São Domingos, no Prado. Por fim, Siderlane Mendonça (DEM), requer a drenagem e pavimentação do Conjunto Aquimaran, no terminal Cidade Sorriso II, no Benedito Bentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara