Câmara intermedeia negociação entre servidores e Executivo sobre PCCS e estatuto

Publicado em 10/04/2019, às 19h54
Divulgação/Ascom Câmara de Maceió -

Redação com assessoria

Após impasse entre as partes e invasão e depredação da sede da Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (9), servidores públicos municipais e a Prefeitura de Maceió vão abrir negociação para discutir os dois projetos que tratam sobre o Plano de Cargo, Carreiras e Salários e sobre o Estatuto dos Servidores, enviados na semana passada ao Legislativo municipal.

LEIA TAMBÉM

O presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB), intermediou um encontro entre o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o secretário de Gestão da capital, Reinaldo Braga e os representantes dos funcionários na próxima sexta-feira (12), às 16h, na Prefeitura.

O anúncio foi feito por Kelmann Vieira em encontro que teve com os líderes sindicais do funcionalismo nesta quarta-feira (10), na Câmara, em Jaraguá. Na reunião, o presidente garantiu aos trabalhadores que enquanto não houver acordo que supere o impasse, os PLs que não serão votados. Os funcionários solicitaram que Kelmann Vieira devolva os projetos para o Executivo, e o vereador afirmou que isso pode acontecer, mas pediu que eles aguardassem o começo das negociações na próxima sexta.

Também representaram a Câmara na discussão desta quarta com os servidores, os vereadores Silvania Barbosa (PRTB); José Márcio Filho (PSDB); Ib Breda (PR); Siderlane Mendonça (PEN); Francisco Sales (PPL); Mauro Guedes (PV); Davi Davino (Progressistas); Cleber Costa (Progressistas); Beto da Farmácia (PROS); Ana Hora (PSD); Luciano Marinho (Podemos); Galba Netto (MDB); Ronaldo Luz (MDB) e Simone Andrade (DEM).

“Meu posicionamento a respeito do impasse entre Executivo e os servidores foi de dialogar. Em nenhum momento, nos recusamos a receber a categoria e seus representantes. Infelizmente, a situação chegou ao extremo com a invasão e depredação do patrimônio público da Casa, na última terça-feira, com cenas lamentáveis. Tenho pautado minha gestão à frente do Legislativo municipal sempre pelo viés democrático. Portanto, é inadmissível que haja incitação à violência por quem quer que seja. Passado esse episódio triste que vivemos, procurei o prefeito Rui Palmeira e consegui mostrar a ele que é imprescindível que o Executivo abra negociação com os servidores, e ele entendeu isso perfeitamente. Agora, é esperar a primeira reunião na próxima sexta-feira. Eu mesmo vou representar a Câmara nesse encontro”, declarou Kelmann Vieira.

O chefe do Legislativo também reafirmou aos servidores que o projeto não vai tramitar na Casa até que haja uma solução para o problema.

“Ninguém fala por mim absolutamente nada. Dessa forma, me comprometo que nenhum dos projetos em questão será apreciado e votado até que servidores e Executivo cheguem a um bom termo para o problema. Aproveitemos que os dois lados optaram pelo diálogo para fazer um entendimento avançar”, disse Kelmann.

Presidente do Sindicato dos Assistentes Socais (SASEAL), Cristiano Montenegro, comemorou a abertura da mesa de negociação com o Executivo. “Gostaria de parabenizar esta Casa, sobretudo o presidente Kelmann Viera, por ter conseguido intermediar esse processo de início de conversa com a Prefeitura de Maceió. Hoje, demos o primeiro passo e isso é importante”, destacou.

Quem também comentou o canal de negociação com o Executivo foi o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Saúde (SindSaúde), Alessandro Fernandes. “Vivemos momento bastante complicado nos últimos dias, nossa base está com os nervos à flor da pele por tudo que implica os projetos do Executivo, mas agora enxergamos uma luz no fim do túnel com o papel que o presidente da Câmara exerce servindo como interlocutor desse processo. Sabemos que todos os vereadores estão nessa conosco e esperamos que as coisas se encaminhem”, afirmou o sindicalista.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara