Redação
No encontro, foram traçadas as necessidades para a concretização do projeto, como aquisição de equipamentos (Crédito: Assessoria)
Técnicos das áreas de Recursos Humanos, Informática, Gestão de Pessoas e Financeiro da Câmara Municipal de Maceió se reuniram com uma equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na tarde desta quarta-feira (14), para definir um cronograma de atividades, visando a implantação do ponto eletrônico no Poder Legislativo de Maceió. A medida anunciada pelo presidente da Casa, KelmannVieira (PMDB), deve ser implantada até dezembro deste ano.
No encontro, foram traçadas as necessidades para a concretização do projeto, como aquisição de equipamentos, definição do sistema de informática, cabeamento e adaptações na estrutura física do prédio, entre outras ações. A equipe do TCE está dando suporte aos técnicos da Câmara, cumprindo assim acordo firmado entre as duas instituições.
“A parceria é fundamental, já que o TCE dispõe de ‘know how’, por já ter implantado sistema de ponto eletrônico, com sucesso. Queremos que essa experiência de lá também seja bem-sucedida aqui”, destacou Kelmann, ao abrir a reunião. Ele lembrou que o controle da entrada e saída dos servidores e do horário de trabalho deles se faz necessário dentro do processo de modernização do Legislativo municipal, definido pela atual mesa diretora.
“Não há caça às bruxas”, frisou, lembrando que todos os funcionários lotados na sede da Câmara, cerca de 250 pessoas, serão obrigadas a bater o ponto. “Nesse total, estão incluídos os 29 servidores que trabalham para a Mesa Diretora”, esclareceu.
O presidente ressaltou ainda que os servidores lotados nos gabinetes dos vereadores também terão sua frequência controlada. “Providências também estão sendo adotadas para o controle dos demais 210 servidores lotados nos gabinetes dos vereadores. Por questões físicas, esses gabinetes não são no prédio sede”, completou.
Além do ponto eletrônico propriamente dito, serão instaladas câmara de monitoramento para o registro em imagens da entrada e saída do pessoal.
“Vamos colocar também catracas e, assim como acontece no TCE, vamos fotografar cada pessoa que entre no prédio da Câmara”, disse o vereador Galba Netto, segundo secretário da Câmara. Ele ressaltou também o caráter de modernização que a medida significa. “Esta é mais uma ação neste sentido. Afinal, além do ponto eletrônico, estamos abrindo licitação para a digitalização dos processos. É inconcebível um poder como o Legislativo funcionar ainda à base do papel”, esclareceu
Como etapa primordial para a implantação do ponto, os servidores efetivos e comissionados vão passar por um recadastramento para a captação das digitais.
LEIA MAIS