Câmara cria 14.419 cargos federais, quase quatro vezes o que Temer prometeu cortar

Publicado em 03/06/2016, às 07h13

Redação

Uma grande polêmica foi compartilhada pelos internautas brasileiros nessa quinta-feira, 2, depois que foi noticiado que, em sessão noturna e a pedido do presidente em exercício, Michel Temer, a Câmara dos Deputados aprovou 15 projetos de reajustes salariais de servidores de diversas carreiras públicas federais. O reajuste médio concedido foi de 21,5%, divididos em quatro anos.

LEIA TAMBÉM

Sem fazer alarde, a Câmara também aprovou a criação de 14.419 cargos federais — quase quatro vezes os 4.000 postos comissionados que Temer prometeu ceifar neste ano. A autorização parece ter passado sem que os deputados percebessem.

A criação dos cargos estava no projeto de lei que concedeu aumento a servidores da Suframa, aprovado em meio aos reajustes salariais que trarão impacto de R$ 58 bilhões às contas públicas.

O governo não divulgou um número oficial, mas cálculo feito pelo Broadcast aponta que os projetos terão impacto de pelo menos R$ 56 bilhões até 2019 nos cofres públicos sem contar o chamado "efeito cascata". 

Além de passar pelo Senado, será necessário realizar concursos para preencher os postos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira Políticos e jornalistas revivem 8 de janeiro: dia entrou para história Veja lista de primeiros nomeados para o secretariado do novo mandato de JHC