Câmara aprova projeto que isenta eleitores de passagem de ônibus em dia de votação

Publicado em 26/06/2018, às 19h28

Redação

Os vereadores de Maceió aprovaram, em sessão ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal, o projeto de lei que isenta os usuários dos coletivos do pagamento da tarifa no dia da eleição. A iniciativa do projeto de lei é do vereador Samyr Malta (PSDC). O parlamentar espera que o PL n° 79/2018 seja sancionado pelo Executivo e que, tendo força de lei, efetive-se para o pleito de outubro.

LEIA TAMBÉM

Uma das justificativas de Malta para apresentação do projeto de lei foi o auto índice de abstenções, votos nulos e brancos na eleição complementar que ocorreu no Tocantins agora em junho. Em pelo menos 11 cidades daquele estado, os números mostraram que o não comparecimento do eleitor às urnas foi maior que os que foram votar, chegando a 43,54%, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins.

“Agradeço aos meus pares por entender a necessidade de facilitarmos a vida do eleitor aqui de nossa capital, tendo em vista o momento tão delicado pelo qual passa a classe política do Brasil. Obviamente que eu respeito o desejo daquele eleitor que porventura não queria votar. Mas, também é papel dos parlamentares, amparados pela lei, contribuir para que não haja índice tão alto de abstenções, votos nulos e brancos como aconteceu em Tocantins”, declarou Samyr Malta.

Ordem do dia

A ordem do dia desta terça-feira também lista de outras iniciativas da Casa como PL de Tereza Nelma (PSDB) que institui o Dia Municipal do Educador Social e o que inclui no calendário oficial de Maceió. Vice-presidente da Câmara, a vereadora Silvania Barbosa (PRB) conseguiu aprovar projeto de decreto de lei que concede Título de Cidadão Honorário de Maceió ao ex-deputado Temóteo Correia.

Já Luciano Marinho (Podemos) teve PL aprovado para que o Executivo coloque um semáforo para pessoas com deficiência visual em Maceió. Por indicação, Maria Aparecida (DEM) requer pavimentação e saneamento básico de ruas do Conjunto Luiz Pedro I, no Bairro João Sampaio.

Ainda na área estrutural, Lobão (PR) pede pavimentação e drenagem para Rua Dr. Luiz Calheiros Gato, na Levada. Dudu Ronalsa (PSDB) aprovou requerimento que vai permitir a entrega da Comenda Arthur Ramos ao médico Lourenço Lins Pereira Lopes.

Silvânio Barbosa (MDB), por meio de requerimento, aprovou iniciativa para que se realiza audiência pública que irá discutir o fechamento do Instituto de Doenças do Coração na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Também do MDB, Ronaldo Luz teve requerimento que pede a pavimentação da Rua Boa Vista, no Rio Novo.

Manutenção e limpeza de terreno na Avenida Getúlio Vargas, na altura da parada de ônibus entre a Fundação Bradesco e o ponto comercial Bigloso, na Serraria, é teor do requerimento de autoria da vereadora Ana Hora (PSD) também aprovado na sessão desta terça-feira.

Pela oposição, Sílvio Camelo (PV) pede ao Executivo que publique, no Diário Oficial do Município, motivos e tabelas com os cálculos que foram apresentados pelo movimento unificado dos sindicatos que compõem a mesa de negociação ao Executivo municipal, em virtude da campanha salarial de 2019 dos servidores da prefeitura de Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões