Caixa terá que liberar saldo do FGTS para moradores afetados por problemas no Pinheiro

Publicado em 29/03/2019, às 19h13
Arquivo TNH1 -

Redação TNH1

A Caixa terá que liberar o saldo de FGTS dos moradores do bairro do Pinheiro afetados pelos problemas geológicos recentes. A decisão foi do juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas, titular da 3ª Vara, que concedeu em parte o pedido de tutela de urgência da ação civil pública proposta pela Defensoria Pública da União.

LEIA TAMBÉM

Segundo a decisão, a Caixa deve se abster de indeferir o levantamento administrativo do saldo de FGTS para os interessados, que tenham saldo positivo e sejam residentes das zonas de risco - vermelho, laranja e amarela. A Defesa Civil ficará responsável por encaminhar à Caixa a relação de pessoas que serão abrangidas pela decisão.

Caso não haja uma relação de pessoas, a decisão estabelece ainda que a Defesa Civil deverá “fornecer uma declaração comprobatória, onde conste a identificação da unidade residencial ou comercial, bem como os dados do interessado”.

No texto, o juiz ressalta que, em casos de desastres, a liberação do saldo do FGTS “é limitada ao montante previsto no art. 4° do decreto 5.113/04, e deverá seguir o procedimento próprio previsto para catástrofes”.

Em até 15 dias, a Caixa terá que realizar a divulgação institucional dos direitos dos moradores afetados ao saque.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira