Cabo confirma time e passa confiança a Alemão: "O gol vai sair naturalmente"

Publicado em 24/08/2018, às 20h24
Técnico Marcelo Cabo comandou o último treino antes do jogo com o Criciúma | Thiago Parmalat / RCortez / Ascom CSA -

Paulo Victor Malta

O técnico Marcelo Cabo concluiu os treinamentos da semana na tarde desta sexta-feira (24), no CT do Mutange, e confirmou o time do CSA para o confronto com o Criciúma. Em entrevista coletiva, o treinador marujo adiantou a escalação e as mudanças na equipe titular e passou confiança ao atacante Alemão, que ainda não balançou as redes nesta Série B. 

LEIA TAMBÉM

"Ontem conversei por uns 15 minutos com o Alemão. É minha função de treinador passar tranquilidade e confiança para ele. O Alemão foi protagonista num time que teve acesso para a Série A no ano passado, que é o Paraná Clube. O Alemão ainda não conseguiu marcar um gol com a camisa do CSA, mas não é por causa disso que ele perde o seu valor. Ele tem se dedicado aos treinamentos diariamente, tem tido uma entrega muito boa nos jogos e nos treinos", comentou. 

"Vou fazer um paralelo ao Gabriel Jesus. Não fez nenhum gol nos cinco jogos na Copa do Mundo, e desde já não perdeu o seu valor. O Manchester City não rescindiu o contrato dele e com certeza o Guardiola continua confiando nele. O que a gente sabe é que o Alemão sempre foi um artilheiro nato, sempre fez muitos gols. Tem a minha confiança, passei essa confiança. Ele foi muito bem no treino de hoje. Isso nos traz a confiança. O gol vai sair naturalmente. E quando sair o gol, ele vai desandar a fazer gol e vai nos ajudar nessa trajetória", completou Cabo

Sem condição de jogo, Lucas Frigeri está vetado e Felipe Garcia permanece na meta azulina. A novidade é a relação de Neto Berola entre os 11 titulares.  

"Muda, muda. A gente tem a entrada do Felipe no lugar do Lucas por força clínica. E temos a estreia de titularidade do Neto. Já tínhamos uma programação com a bola evolução dele para esse jogo do Criciúma, que ele pudesse iniciar o jogo. Entendemos que ele entrou aos 45 minutos contra o São bento, suportou bem. E entrou com uma intensidade boa no jogo do Oeste também. Conversei com ele, está se sentindo bem. Optamos por iniciar a trajetória dele na titularidade do CSA", afirmou Cabo. 

Após cumprir suspensão de dois jogos pela expulsão contra o Goiás, o zagueiro Xandão perdeu a vaga para Matheus Lopes. Sendo assim, o Azulão vai a campo com Felipe Garcia; Celsinho, Leandro Souza e Rafinha; Yuri, Pio, Didira, Daniel Costa e Neto Berola; Alemão. 

"É a continuidade. [...] A situação do Matheus, a gente vem entendendo durante a competição duas razões para acelerar a contratação do Matheus. Primeiro é que entendemos que nossos jogadores destros não têm uma atuação regular de alto nível do lado esquerdo, têm um pouco de dificuldade. Por isso nos levou a mapear o mercado e ter essas contratações na manga", explicou. 

Vice-líder da Série B, o CSA tem 37 pontos e enfrenta o Criciúma neste sábado (25), às 16h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Portal TNH1, a TV Pajuçara e a Rádio Pajuçara FM Maceió - 103,7 acompanham a partida. 

Veja outros trechos da entrevista

Rubens 

"Não sei de onde saiu esse pensamento. Em nenhum momento coloquei para ninguém que o Rubens seria titular a partir do jogo com o São Bento. É uma opção que temos, uma alternativa de jogo. Característica única no grupo. Jogador de área, de boa estatura, boa bola aérea. Está treinando muito bem. Torna-se uma boa opção que vamos ter durante a partida". 

Time ainda sente saída de Niltinho

"Ainda não conseguimos essa peça para encaixar com a característica do Niltinho. O Berola foi meu atleta, atua melhor pelo lado esquerdo. Tem uma finalização excelente, muito boa. Tem velocidade muito boa. É muito mais com a característica de atacante que o Niltinho. Vamos ter mais profundidade, mais presença de área com a entrada do Berola. E o Didira volta a atuar como atuava no Estadual, pelo lado direito, onde é a origem do Didira". 

"Mas não impede que possamos alternar isso durante o jogo. O Didira pode ir para a esquerda, o Berola para a direita. Conforme for o desenho do jogo, a gente vai designar o jogador para atuar. Mas a princípio fazemos com esse posicionamento porque o Berola ao meu ver rende mais pela esquerda. E o Didira tem a facilidade de jogar pela direita, pela esquerda, pelo meio, de segundo volante. É um jogador multifuncional".

Duas derrotas no 2º turno

"No primeiro turno, nós empatamos muito. Se fizer uma soma que empate menos e ganhe mais, você vai ver que no final é vantagem empatar menos. Estamos numa regra de, talvez, uma vitória e uma derrota, duas vitórias e uma derrota, no final a conta vai ser favorável ao CSA. Empatar muito nesse momento não é legal. Claro que se você for fora e trouxer um ponto é saudável. Mas o importante também é vencer pela soma dos três pontos". 

Matheus Lopes e Xandão

"[Continuação da explicação] Também não poderia trazer qualquer jogador. Tinha que trazer um jogador que, com a ausência do Xandão, pudesse suprir do mesmo nível que ele. Tanto que, quando vimos que o Xandão foi expulso e poderia pegar um número de jogos alto de suspensão, pelo que foi relatado na súmula, aceleramos a vinda desse jogador. Entendi que ele já estava pronto para jogar porque já vinha jogando a Série C". 

"Eu precisava de um jogador que jogasse de um bom nível do lado esquerdo. Não é fácil pegar um jogador destro e botar do lado esquerdo. Não é qualquer um que se adapta com facilidade. E a gente testou algumas vezes e viu que não tinha aquele nível de atuação que a gente queria. O Matheus é um jogador que estava se desligando da Tombense, eu o conheço muito bem. Trouxe, ele já estava pronto. Jogou, deu conta do recado, ganhou minha confiança e aí vem a continuidade. Hoje estamos muito tranquilos com o lado esquerdo da equipe".

Reencontro com Mazola Jr. 

"O Mazola é um treinador muito experiente, muito competente. Falar do Mazola em Alagoas é chover no molhado. Um cara que tem sucesso na carreira, profissional estudioso, meu contemporâneo de licença CBF. A gente se enfrenta desde 2016, talvez, para lá de 10 vezes. Conhecemos bem um ao outro. A gente sabe que ele é um treinador que tem muitos artifícios, sabe montar suas equipes". 

"Chegou ao Criciúma num momento muito delicado, conseguiu tirar o o Criciúma da zona do rebaixamento. Sei que isso não é fácil, vivi isso no Ceará em 2015. Ele está fazendo um trabalho muito competente, remontando a equipe na sua característica. É um treinador que conhece muito bem o futebol alagoano e o Rei Pelé. Sabemos que vai nos trazer muita dificuldade na partida".

Walter

"O Walter está passando pelo processo físico, mas o joelho voltou a incomodar um pouco. Aquela carga de treinamentos que a gente ia dar, teve que diminuir. Ele está treinando e tratando porque voltou a incomodar um pouco a região. O departamento médico está observando com mais calma e o Dr. Fábio vai dar um parecer sobre isso. Mas não é nada de grave. Ele está treinando e tratando. Voltou a ter um pequeno incômodo em alguns treinamentos e teve que ser preservado".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

GALERIA: imagens da abertura do Alagoano entre Penedense e Murici Penedense vence Murici por 1 a 0 na estreia do Alagoano 2025; veja o gol Atacantes do CSA sofrem choque de cabeça em treino; um deles leva 7 pontos Penedense x Murici: SIGA em TEMPO REAL a partida de abertura do Alagoano