BRK reúne jornalistas para apresentar dados sobre saneamento em Maceió e região

Publicado em 31/10/2024, às 11h02
Diretor-presidente da BRK em Alagoas, Herbert Dantas, respondeu perguntas da imprensa | Foto: Eberth Lins / TNH1 -

Eberth Lins

A BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico de Maceió e cidades da Região Metropolitana, reuniu jornalistas nesta quinta-feira (31) para falar sobre as ações da empresa desde o início da operação, em 2021, e previsão de  investimentos para o próximo ano. O encontro contou com a presença do diretor-presidente da BRK em Alagoas, Herbert Dantas, que falou da importância de estreitar relações com a imprensa e difundir informações transparentes à sociedade. "Estamos aqui há três anos e meio e muita coisa já aconteceu, muita coisa vai acontecer e nada mais importante que nos comunicar melhor", disse.

LEIA TAMBÉM

A operação da BRK em Alagoas teve início em 2021 e a concessão tem duração de 35 anos. Como parte das conquistas, Maceió subiu cinco posições no ranking de saneamento do Trata Brasil, que foca os 100 municípios mais populosos do país. A cidade passou da posição 93º e passou a ocupar o 89º lugar.

Entre os assuntos listados, a empresa falou do combate às ligações clandestinas e línguas sujas, um dos principais problemas enfrentados na capital alagoana. "A questão das línguas sujas é uma mácula na cidade, né? A gente tem noção dessa situação e a gente tem um trabalho muito forte que está sendo executado inclusive em parceria com a Prefeitura Municipal, porque as línguas sujas no final do dia, elas são caracterizadas por ligações clandestinas de esgoto em locais onde não se tem o sistema coletivo disponível na galeria de água de chuva que é responsabilidade da prefeitura. Então o que a gente percebe? Diversas pessoas, às vezes por desconhecimento, às vezes por qualquer outra situação, fazem a ligação de todas as suas residências na galeria de água de chuva", frisou o diretor operacional da BRK, Wilson Bombo.

Empresa falou sobre ações realizadas em Maceió e região metropolitana. Foto: Eberth Lins / TNH1

A empresa já implantou o Programa Saneamento a Limpo, que visitou mais de 19 mil imóveis e constatou irregularidades em 2.796 deles. "A BRK fez um trabalho grande de fiscalização e encaminhou 400 irregularidades para que a prefeitura, como proprietária do sistema de drenagem, atue, converse e multe essas pessoas e as ligações clandestinas sejam retiradas. A BRK está trabalhando no projeto, a gente já está aqui desde julho de 2021, são 13 cidades e a gente está avançando bastante na questão do saneamento, da questão da rede de esgoto em algumas cidades. A gente já está com 99% das redes de coleta de esgoto prontas e executadas em Barra de São Miguel", detalhou o diretor.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja a previsão do tempo para Maceió e interior no feriado de Natal Veja como será o funcionamento das unidades do Hemoal durante a véspera e o dia de Natal Ufal recorre de decisão judicial que determinou matrícula de estudante autista no curso de Medicina Confira os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo, 22 de dezembro de 2024