BRK assume saneamento de Atalaia, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro

Publicado em 01/09/2021, às 18h27
-

Ascom BRK

A partir dessa quarta-feira, 1° de setembro, a BRK Ambiental assume os serviços de água e esgoto de mais três municípios alagoanos – Atalaia, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro. A concessionária, uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil, já atua na capital e em mais nove cidades da Região Metropolitana de Maceió desde 1° de julho, quando iniciou oficialmente a operação no estado.

LEIA TAMBÉM

Diferentemente dos demais municípios que compõem o bloco de concessão da BRK em Alagoas, a operação em Atalaia, Marechal Deodoro e Barra de Santo Antônio contempla todas as etapas referentes ao abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ou seja, a empresa será responsável pela captação, tratamento e distribuição da água, além da coleta, tratamento e disposição do esgoto em cada uma dessas três cidades, cujo saneamento era operado pelas prefeituras por meio dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs).

Já nos outros dez municípios, é de competência da BRK apenas a distribuição da água à população, além de todo o esgotamento sanitário. As etapas de captação e tratamento da água em Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte continuam sob a responsabilidade da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que passou a vender água tratada para a BRK.

Na capital, entretanto, há uma particularidade quanto ao esgotamento sanitário. O serviço de esgoto de alguns bairros da parte alta de Maceió (Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Antares, Santa Lúcia e Benedito Bentes) continua com a Sanama, empresa que já atuava na região por meio de parceria público privada firmada anteriormente com a Casal.

De acordo com o diretor presidente da BRK Ambiental, Fernando Mangabeira, a atuação da concessionária nos três municípios inicia após um período de operação assistida junto às respectivas prefeituras. “Assim como nas demais cidades, atuaremos para assegurar eficiência operacional, controle e melhoria na qualidade da água entregue à população, com o compromisso de alcançar todas as metas previstas no edital de concessão”, destacou.

A BRK Ambiental foi a vencedora do leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió. Com um investimento de R$ 2,6 bilhões, a BRK Ambiental Alagoas tem como principais metas a universalização dos serviços de água de todos os municípios até 2027, o atendimento de 90% da população da região com sistema de esgotamento sanitário até 2037 e a redução da perda de água para, no máximo, 25% em 20 anos. Já nos primeiros seis anos de atuação, a empresa vai investir R$ 2 bilhões no estado e a previsão é que 83% da população da região metropolitana tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto nos primeiros oito anos de operação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas