O Tempo
A briga entre a família de Marília Mendonça e a cover da cantora, Lorena Alexandre, ganhou mais um capítulo e foi parar na justiça. A informação foi divulgada pelo irmão de Marília, João Gustavo, em nota oficial publicada em seu Instagram. Desde janeiro, a família da rainha da sofrência demonstrou incômodo com o título de "cover oficial" de Marília Mendonça, usado por Lorena Alexandre nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM
O comunicado assinado pelo advogado da família Mendonça, Robson Cunha, diz que Dona Ruth apoia os fãs da filha e decidiu defendê-los ao perceber que Lorena Alexandre ameaçava-os.
"Desde o falecimento da artista Marília Mendonça, a família tem recebido e apoiado diversos tipos de homenagens à memória da cantora.
Um dos principais LEGADOS deixados por Marília Mendonça foram os diversos fãs apaixonados, geralmente representados por uma central de fãs, o conhecido “rebanho”. A maioria desses fãs possuem uma relação muito próxima com a família, e a D.Ruth os tem cada um como um pedaço da história de Marília.
D. Ruth jamais permitirá que esses fãs sejam ameaçados ou desrespeitados, assim como vinha ocorrendo por parte de representantes da Sra.Lorena Alexandre, que não satisfeitos com o posicionamento dos fãs, passou a intimida-los e ameaça-los.
Quando tomou conhecimento disso, a família saiu em defesa dos fã club da Marília e questionaram a Sra. Lorena acerca do que estava fazendo, momento em que a mesma passou a atacá-los tb".
A nota também diz que outras artistas buscaram autorização junto à família para fazer uso da imagem de Marília Mendonça, algo que não foi feito por Lorena Alexandre:
"Existem diversas pessoas que prestam homenagens à Marília, geralmente se caracterizando como a artista, mas que respeitam não apenas seu maior Legado que são os fãs, como também buscaram junto à família autorizações para o uso da imagem e da marca, uma forma importante dessas pessoas entenderem todos os princípios que devem ser respeitados em memória da Marília.
Ressalta-se que NUNCA foi cobrado qualquer valor de qualquer pessoa que preste este tipo de homenagem, exemplos disso são: Mariana Brandão (@eumarianabrandao), Juliana Cavalheiro (@julianacavalheiroficial) e Samara Kalil (@samara.kalil). Mulheres que, diferente da Sra. Lorena, prestam uma bonita homenagem e defendem todos aqueles valores acima mencionados"
A nota finaliza dizendo que "medidas legais já estão sendo tomadas e todas as tratativas acerca do assunto serão tomadas no próprio processo".
Dona Ruth, mãe de Marília, também comentou a publicação e confirmou que a confusão virou caso de justiça:
"Agora a justiça pra ela, tudo por causa de vocês mesmo", escreveu ao responder um fã.
Na última semana, Lorena Alexandre já tinha se posicionado sobre a briga e desistido de usar o termo de "cover oficial da Marília Mendonça" nas redes sociais.
"Sou Lorena Alexadre, cantora há 18 anos. Em respeito à memória, toda obra e ao legado deixado por Marilia Mendonça, que sempre foi declaradamente contra ódio espalhado na internet, agressores, pessoas focadas em intrigas e fofocas, estarei desvinculando o termo 'cover oficial' de minhas redes sociais e material de trabalho" escreveu.
Relembre a briga:
A briga entre Lorena Alexandre, João Gustavo e Dona Ruth iniciou no dia 19 de janeiro, quando o irmão de Marília Mendonça publicou um tweet criticando Lorena. João não gostou nada de ver que a mulher estava se divulgando como "cover oficial" da cantora para fazer publicidade.
"Como que é ser cover oficial ? Se cover é uma imitação", escreveu na rede X (antigo tweet).
Lorena viu o comentário e decidiu rebater João Gustavo no direct do Instagram. O irmão de Marília continuou a expor a situação nas redes sociais:
“Se você quiser saber o porquê de ser oficial, me chama aqui. Não fique insultando ódio na internet, é feio! As pessoas se inspiram em você.... Não fica passando vergonha na internet porque o que eu faço pela Marília você não faz nem metade", escreveu Lorena para o irmão de Marília afirmando que também paga direitos autorais para fazer o trabalho de cover.
João Gustavo expôs as ofensas e continuou questionando a mulher: "Tu paga direitos autorais para quem?" perguntou.
No domingo (28 de janeiro), a polêmica voltou a repercutir durante a exibição de uma reportagem sobre o tema no Domingo Espetacular, da Record TV.
LEIA MAIS