Braskem apresenta plano para as encostas do Mutange e Jardim Alagoas

Publicado em 18/09/2020, às 10h31
Divulgação -

Assessoria Algo Mais

A Braskem apresentou à SEDET (Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Prefeitura de Maceió) detalhes do plano para as encostas do Mutange e Jardim Alagoas que vem desenvolvendo com empresas especializadas. A Braskem também apresentou o projeto para a implantação de uma unidade móvel de beneficiamento dos materiais gerados na demolição das casas desocupadas, que poderão ser reutilizados nas obras nas encostas, diminuindo assim o impacto ambiental das intervenções. O plano agora aguarda a liberação das licenças para início das obras de demolição das construções, e de estabilização das encostas.

LEIA TAMBÉM

Com foco na segurança da região, o plano abrange cerca de 150 mil metros quadrados (clique aqui e veja o mapa) e deverá ter início em meados de outubro, devendo ser concluído no mês de abril de 2021, antes do início da quadra chuvosa. Além da demolição das casas e construções nas encostas, as redes de água, telefonia e energia elétrica serão removidas ou remanejadas em conjunto com as concessionárias desses serviços. Paralelamente, será feito o trabalho de estabilização e drenagem do solo para então definir o tipo de vegetação que poderá ser plantada em toda a área. A definição dessa cobertura vegetal está em estudo, buscando as soluções mais adequadas para cada parte do terreno para devolver a configuração original das encostas.

(Crédito: Divulgação)

Toda a área de encostas, que foi desocupada prioritariamente por questões de segurança dos moradores, não poderá mais ser habitada. No momento, obras de isolamento e limpeza estão sendo feitas pela Braskem, que instalou tapumes de proteção no seu perímetro nos últimos dias. Os empregos gerados nas obras aproveitarão a mão de obra local sempre que possível.

A unidade móvel de segregação e beneficiamento de resíduos irá separar e tratar os materiais resultantes da demolição, permitindo que sejam reutilizados nas obras. Materiais nobres que não serão beneficiados,  como telhas, madeira e outros, serão doados a cooperativas locais. A unidade móvel ficará localizada próximo ao Jardim Alagoas e será desmontada ao final das obras nas encostas, em abril de 2021. Para saber mais, acesse Braskem.com/alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: motociclista destrói o próprio veículo ao ser parado por invadir rua fechada na orla de Maceió Santa Casa de Maceió cumpre exigência do Ministério da Saúde e altera estatuto Estudante atingido por janela no Cepa continua acamado e precisa de ajuda MPF e MP/AL recomendam maior rigor na autorização de demolições em áreas afetadas por subsidência em Maceió