Redação
Os atletas Priscilla Stevaux Carnaval e Renato Rezende começaram a disputa por medalhas para o Brasil no ciclismo BMX. A estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio ocorreu hoje (17), no Complexo Olímpico de Deodoro.
LEIA TAMBÉM
Na classificatória, Priscilla completou o percurso em 37,5 segundos e terminou em 15º entre as 16 competidoras. A primeira classificada foi a colombiana Mariana Pajon, que fez o percurso em 34,5 segundos.
As semifinais e a final feminina acontecem na sexta-feira (19).
Nos Jogos Olímpicos, a competição de BMX é disputada no formato supercross: cada bateria tem oito ciclistas - os quatro primeiros a cruzar a linha de chegada passam de fase até chegar à final.
No masculino, Renato Rezende ficou com a 16ª colocação, entre 32 ciclistas. Ele terminou o percurso em 35,4 segundos, 0,7 segundos atrás do francês Joris Daudet, que se classificou em primeiro com 34,6 segundos.
Amanhã (18), serão realizadas as quartas de final do masculino; as semifinais e final serão na sexta-feira (19).
A modalidade olímpica mais nova do ciclismo, o BMX está nos jogos desde Pequim 2008. No Rio, as disputas são individuais. Em uma pista cheia de obstáculos tem de 300 a 400 metros e vence o ciclista que cruzar primeiro a linha de chegada. Eles largam de uma rampa de oito metros, ganhando velocidade na descida.
Além do BMX, no Rio, ciclistas disputam provas de estrada, pista e mountain bike.
LEIA MAIS
Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos