Brasileiros devem reiniciar seus roteadores, alerta Ministério Público

Publicado em 08/06/2018, às 18h53

Redação

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) alerta que os roteadores domésticos e de home office estão sob risco de infecção pelo malware VPNFilter. Para ajudar a combater o vírus, todos os proprietários brasileiros devem reiniciar os aparelhos para interromper temporariamente o vírus e ajudar na identificação potencial de roteadores infectados.

LEIA TAMBÉM

O Ministério recomenda, ainda, a desativação das configurações de gerenciamento remoto e o uso de senhas fortes. Também é importante atualizar o software do roteador. Os aparelhos infectados podem coletar dados pessoais, bloquear o tráfego de internet e direcionar os usuários para sites falsos de instituições bancárias e de e-commerce com o objetivo de cometer fraudes.

Em 25 de maio, o FBI emitiu um alerta público sobre a infecção de roteadores pelo malware VPNFilter. Desde setembro de 2017, o Ministério investiga fraudes bancárias, como estelionatos e furtos, cometidos por meio de roteadores infectados e vem trabalhando em parceria com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil. A investigação é sigilosa.

O alerta do FBI é sem precedentes e informa ter detectado que hackers da Rússia estariam inserindo um software malicioso que se apropriaria do roteador doméstico. O software teria a capacidade de assumir o controle do roteador doméstico para propagar ataques mundiais coordenados, além de registrar toda a atividade na rede dos dispositivos conectados.

A gravidade desse ataque é tamanha que os hackers poderiam anular completamente a conexão à internet em áreas amplas e promover ataques maciços a alvos determinados. O alcance dessa infiltração ainda não é conhecido.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 800 kits da parabólica digital estão disponíveis gratuitamente para Pilar e Marechal Deodoro A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda