Brasil tem 9 milhões de desempregados! Veja 7 dicas para abrir seu próprio negócio

Publicado em 17/01/2016, às 16h55

Redação

A queda no número de vagas de trabalho ao longo do ano passado fez com que mais brasileiros abrissem o próprio negócio no ano passado, segundo dados revelados pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. E você? Já pensou em seguir o mesmo caminho? Pensando nisso, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) listou cinco dicas para ser bem-sucedido na hora de se tornar um empreendedor.

LEIA TAMBÉM

A primeira dica consiste em buscar em um equilíbrio entre razão e emoção. A avaliação do Sebrae é que, “muitas vezes, é necessário deixar a emoção de lado e investir em um processo mais realista e racional.

Ter conhecimento do ramo de atividade no qual deseja ingressar também é considerado importante para obter sucesso, principalmente em um momento de instabilidade econômica. Para não ser surpreendido, a dica está na elaboração de um plano de negócios para auxiliar na estruturação da empresa e no aprimoramento da ideia.

Após descobrir que a atividade é a ideal para você, é necessário procurar um local para a instalação da empresa, seja dentro de um escritório, de um galpão ou em sua própria casa. Para isso, no entanto, o Sebrae indica que é preciso analisar o processo de logística e venda da mercadoria, facilidade de acesso dos clientes ao local, estacionamento, distância entre rodovias, sistema bancário, bem como todos os custos envolvidos no imóvel.

Para empreender, é preciso estar atento à legislação trabalhista e tributária e aos procedimentos específicos para a liberação do alvará de licença para o tipo de negócio pretendido.

A realização de uma pesquisa de negócios também é essencial na hora de construir uma empresa. De acordo com o Sebrae, saber quem são seus concorrentes e fornecedores, entender as tendências e os novos nichos de clientes são “fatores muito importantes antes de colocar um novo produto ou serviços no mercado e investir recursos”.

Cuidar das finanças também é listado como uma das ações mais importantes na hora de empreender. Para isso, é recomendada a realização de um plano de investimento com previsão de faturamento, cálculo das despesas e a projeção de lucros e prejuízos. O Sebrae avalia também que o empreendedor deve ter em mente que o empresário não recebe salário mensal e suas retiradas da empresa devem ser controladas.

A última dica consiste na identificação se você realmente possui um perfil empreendedor. Segundo o Sebrae, pesquisas demonstram que, quanto maior o conhecimento do empreendedor e as experiências por ele vividas na área ou em atividades similares em que pretende atuar, maiores serão as chances de obter sucesso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cobrar taxa em pagamento por Pix é contra Código do Consumidor, diz Procon Maceió está entre as capitais com o aluguel mais caro do Brasil Pix continua gratuito e sem mudanças nas regras, diz Febraban após fake news ​Secretaria da Fazenda paga mais de R$ 890 mil em prêmios da Nota Fiscal Cidadã