Brasil segue na liderança na disputa por medalhas no hipismo

Publicado em 16/08/2016, às 16h11

Redação

O Brasil segue na liderança na disputa por equipe do hipismo, ao lado dos Estados Unidos, Países Baixos e Alemanha. Os brasileiros Doda Miranda, Eduardo Menezes, Stephan Barcha e Pedro Veniss disputaram hoje (16) a primeira volta da final dos saltos por equipe. Amanhã, às 10h, eles fazem a volta final, valendo a medalha.

LEIA TAMBÉM

Cada equipe tem até quatro cavaleiros e o pior resultado é descartado. A classificação final é baseada nas notas das duas voltas. Em caso de empate, um circuito chamado de jump-offdefine o vencedor.

O circuito tem de 8 a 12 obstáculos, como barras paralelas, fossos e pequenos muros. Derrubar balizas, colocar as patas na água, refugar ou desviar do obstáculo singnificam faltas. As faltas somam pontos e vence quem contabilizar o menor número de infrações. Algumas faltas são eliminatórias.

Na prova de hoje, Miranda, Menezes e Veniss não cometeram nenhum falta. Já Stephan Barcha foi desclassificado por ter utilizado demais a espora no seu cavalo, o Landpeter do Feroleto, e teve sua nota descartada na pontuação por equipe.

A volta de hoje também contou como a segunda classificatória da prova individual. No total, são três classificatórias e os 20 melhores cavaleiros competem por medalhas também em duas rodadas finais. O cavaleiro com o melhor desempenho nestas duas fases vence. As rodadas finais acontecem na sexta-feira (19).

No individual, onze competidores disputam a liderança, entre eles, os brasileiros Doda Miranda, com o cavalo Cornetto K, e Pedro Veniss, com o cavalo Quabri de L"isle. Em 15º está Eduardo Menezes, junto com Quintol.

Além das competições de salto, o hipismo dos Jogos Olímpicos têm competições de adestramento e cross country.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos