FIFA
A Copa do Mundo FIFA do Qatar-2022 não teve uma seleção com 100% de aproveitamento na fase de grupos.
LEIA TAMBÉM
O Brasil, última equipe que poderia fechar a etapa classificatória com três vitórias nos três primeiros jogos, viu sua série de vitórias chegar ao fim nesta sexta-feira e foi derrotada por 1 a 0 por Camarões.
Classificada com uma rodada de antecedência para as oitavas de final, a equipe dirigida por Tite se deu ao luxo de levar a campo uma escalação formada exclusivamente por reservas (até o goleiro era o suplente).
Sem seus principais jogadores e o mesmo entrosamento exibido pelos titulares, o Brasil passou longe de repetir o domínio demonstrado nas vitórias por 2 a 0 sobre a Sérvia e 1 a 0 contra a Suíça. E foi punido já no finalzinho da partida, com um gol de cabeça de Vincent Aboubakar.
Apesar de ter perdido a invencibilidade, a seleção pentacampeã mundial fechou como primeira colocada do Grupo G, graças ao saldo de gols. Com isso, voltará a campo já na segunda-feira, contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final.
Apesar da vitória, Camarões se despediu da Copa. Os africanos ficaram atrás da Suíça, dona da segunda vaga da chave e adversária de Portugal na abertura dos mata-matas decisivos.
Momento chave - Quando tudo se encaminhava para um empate sem gols, Camarões conseguiu encaixar um contra-ataque pelo lado direito. Jerome Ngom aproveitou a liberdade para fazer um cruzamento perfeito na cabeça de Aboubakar, que colocou para dentro. O camisa 10 se empolgou na comemoração, tirou a camisa e, como recebeu o segundo cartão amarelo, acabou expulso.
Número - Aos 39 anos e 210 dias, Daniel Alves se tornou o jogador brasileiro mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. O veterano lateral direito quebrou o recorde que pertencia a Thiago Silva, que companheiro de elenco, que foi a campo na rodada passada, contra a Suíça, com 38 anos e 67 dias.
LEIA MAIS