Redação
A seleção brasileira de futebol estreou com empate nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta quarta-feira, dia 4, o Brasil ficou no 0 a 0 com a África do Sul, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. No domingo, dia 7, a seleção brasileira volta a campo, no mesmo estádio, para enfrentar o Iraque. Como Dinamarca e Iraque também empataram em 0 a 0, as quatro seleções terminam a primeira rodada do grupo A empatadas na classificação geral, com um ponto ganho.
LEIA TAMBÉM
O primeiro tempo da partida começou mais complicado do que esperavam os torcedores brasileiros. Antes dos vinte minutos, a África do Sul esteve próxima de abrir o placar em pelo menos duas oportunidades, com o atacante Mothiba, enquanto o Brasil pouco ameaçava o gol adversário. Depois dos sustos iniciais, a seleção brasileira só chegou com perigo aos 28 minutos, com Neymar, que recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou forte, da entrada da área, mas o goleiro Khune espalmou para fora. Três minutos depois, Felipe Anderson perdeu boa chance e, aos 36, o mesmo jogador acertou um bonito chute, de primeira, que passou muito próximo à trave direita.
Antes do fim da primeira etapa, o lance mais bonito: Neymar recebeu na altura da meia-lua e bateu firme, no ângulo, mas o goleiro adversário defendeu de forma espetacular.
O segundo tempo começou como o primeiro, com a África do Sul chegando com perigo constantemente, enquanto o Brasil encontrava dificuldades para se aproximar do gol adversário. A equipe brasileira começou a equilibrar a partida a partir da expulsão de Mvala, aos 15 minutos. Logo depois, Luan entrou no lugar de Felipe Anderson e Rafinha Alcântara no de Renato Augusto, tornando o time bastante ofensivo.
Aos 23 minutos, Gabriel Jesus perdeu chance clara ao concluir na trave, já com o goleiro fora da jogada. Cinco minutos depois, Neymar acertou lindo chute, de efeito, que passou pouco acima do travessão.
O Brasil pressionou muito até o fim da partida. Aos 30, Gabriel bateu cruzado, rasteiro, mas Khune defendeu com o pé esquerdo. Dois minutos depois, o mesmo Gabriel quase marcou, de meia-bicicleta. O último lance de perigo foi já aos 49, quando Neymar chutou rasteiro, mas nas mãos do goleiro adversário, decretando o empate sem gols.
LEIA MAIS
Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos