Brasil é eliminado da Copa do Mundo, após perder para Croácia nos pênaltis

Publicado em 09/12/2022, às 14h57
DiaEsportivo/Folhapress -

Fifa

A Croácia está novamente na semifinal da Copa do Mundo. Nos pênaltis, os croatas derrotaram o Brasil nas quartas de final. Neymar e Petkovic, durante a prorrogação, fizeram os gols do jogo. Na disputa por pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram as cobranças para o Brasil.

LEIA TAMBÉM

A Croácia começou a partida disposta a disputar a posse de bola com o Brasil, criando dificuldades para o jogo da Seleção. Comandados pela boa atuação de Luka Modric, os croatas circularam a bola em seu meio e incomodou a criação brasileira. Em um primeiro tempo de poucas oportunidades, os times saíram para o intervalo sem abrir o placar.

As maiores chances brasileiras vinham dos pés de Vinicius Jr. e Neymar, enquanto a Croácia respondia com as boas subidas do lateral Mario Pasalic. 

O Brasil voltou bem melhor do para o segundo tempo. Aproveitando as movimentações de seus homens de frente, a equipe de Tie começou a encontrar os espaços que tanto procurava na defesa da Croácia. Neymar, duas vezes, teve boas oportunidades de finalizar, mas parou na defesa e no goleiro Dominik Livakovic.

Com o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, a partida foi para a prorrogação. Seguindo a tônica do segundo tempo, o Brasil começou o tempo extra ditando o ritmo do jogo, mas sem conseguir transformar seu domínio em gol.

O momento do desafogo veio nos instantes finais do primeiro tempo. Neymar e Lucas Paquetá tabelaram na entrada da área, o camisa 10 entrou sozinho com o goleiro e o driblou antes de estufar a rede.

O Brasil parecia ter a situação do jogo, mas a Croácia achou o gol que faltava em uma jogada de contra-ataque. Após cruzamento da esquerda, Bruno Petkovic finalizou com firmeza, a bola desviou em Marquinhos e matou o goleiro Alisson.

Nos pênaltis, o goleiro Livakovic defendeu a cobrança de Rodrygo e viu a de Marquinhos bater na trave, garantindo a classificação da Croácia. Na semifinal, os croatas enfrentarão os vencedores do duelo entre Holanda e Argentina.

Momento-chave - 

O Brasil estava muito próximo da classificação, mas a Croácia é um time acostumado a acreditar em cada jogo até o minuto final. Aos 12 do segundo tempo da prorrogação, a Seleção sofreu um contra-ataque e Bruno Petkovic bateu para empatar o jogo. A bola ainda desviou em Marquinhos antes de superar o goleiro Alisson.

Número - Esta foi a quinta vez nos últimos seis confrontos eliminatórios da Croácia que ela precisou da disputa da prorrogação para decidir a vaga. Contra Rússia e Dinamarca, em 2018, e contra o Japão, em 2022, os croatas conseguiram se classificar nos pênaltis. Diante da Inglaterra, na semifinal da Copa da Rússia, a vaga veio no tempo extra. Na marca da cal, a Croácia tem quatro classificações em quatro disputas na história da Copa do Mundo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Voleio de Richarlison leva prêmio de gol mais bonito da Copa do Mundo de 2022 Empresa leva à Argentina cerveja que não pôde ser vendida na Copa Neymar e Richarlison são finalistas dos gols mais bonitos da Copa; confira a lista completa Título da Argentina faz bebê nascer com nome de Lionel Enzo Julián