GE
O torcedor que apareceu nas imagens fazendo gestos racistas para a torcida do Palmeiras já foi identificado pelo Botafogo. Apesar do clube ainda não ter divulgado o nome do mesmo, o ge conseguiu confirmar que o homem que aparece fazendo o gesto é Vinícius Ramos, morador da cidade de Maricá e, até então, funcionário da Prefeitura.
LEIA TAMBÉM
O torcedor trabalhava na Secretaria de Ciência e Tecnologia. Por nota, a Prefeitura disse que o prefeito Fabiano Horta, botafoguense, condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol e que a Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais. O município também comunicou que o homem foi demitido (veja nota na íntegra no final do texto).
Os três homens que aparecem nas imagens são de Maricá. Inicialmente, apenas Vinicius aparecia fazendo os gestos, mas o jornalista Tossirro Neto, quem filmou a cena, conseguiu novos trechos em que o outro homem, de camisa listrada, também faz alguns gestos racistas.
Pelas redes sociais, o jornalista conta que teve cuidado ao analisar as imagens e buscar entender se os gestos se tratavam de ofensas raciais. Ele conta ainda que nos dois episódios, o rapaz de casaco branco tenta conter os colegas.
- Ainda no estádio, fiz questão de mostrar a (primeira) cena a diversas outras pessoas na arquibancada antes de publicar o vídeo, com o receio de estar me confundindo ou sendo leviano. Mostrei a amigos pretos, brancos, mais jovens e mais velhos. Mas, não, eu não estava errado: o gesto era óbvio - comentou o Tossiro na legenda do segundo vídeo publicado.
O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (14), na partida entre Botafogo e o Palmeiras. Após a vitória por 2 a 1, os dois torcedores do clube carioca fizeram os gestos, que foram registrados pelo jornalista Tossiro Neto, na direção da torcida palmeirense.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) informou que instaurou inquérito para investigar o caso após a veiculação das imagens.
Confira a nota da Prefeitura de Maricá na íntegra
A Prefeitura de Maricá demitiu o torcedor envolvido em atos racistas no jogo entre Botafogo e Palmeiras, quarta-feira (14/08), no estádio Nilton Santos. Vinícius Ramos foi exonerado da função que ocupava na Secretaria de Ciência e Tecnologia. O prefeito Fabiano Horta, botafoguense, condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol: “O racismo é um crime que fere o ser humano em sua dignidade, e a nossa gestão não tolera qualquer forma de preconceito”. A Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais.
Nota do Botafogo:
"Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O "torcedor" que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis.
Racismo é crime -- e um crime sem perdão. O Botafogo está comprometido em combater de forma ativa este mal e não medirá esforços para garantir que tais atos não tenham lugar no esporte e na sociedade como um todo. O futebol tem um papel muito importante na construção social e influencia a vida de muita gente. Que os outros Clubes e entidades esportivas sigam o mesmo caminho e que esta mensagem de conscientização surta efeito.
Juntos, faremos o Botafogo e o Futebol um exemplo de respeito e igualdade."
LEIA MAIS