Bombeiros salvam dois turistas vítimas de afogamento na Praia do Francês

Publicado em 29/10/2024, às 12h57
Turistas foram liberados após receberem o atendimento pré-hospitalar | Foto: Ascom CBM -

Agência Alagoas

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou no salvamento de um homem e uma mulher, na tarde desta segunda-feira (28). As vítimas, naturais dos estados do Rio de Janeiro e Bahia, respectivamente, se afogaram enquanto nadavam na praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, no litoral Sul de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a guarnição que atuou no resgate, a mulher, de 28 anos, e o homem, de 23 anos, estavam no mar quando foram surpreendidos por uma corrente de retorno instantânea. De forma rápida e eficaz uma equipe, composta por quatro guarda-vidas do Batalhão de Salvamento Aquático (BSA), avistou a situação de risco e atendeu a ocorrência.

Com o auxílio de técnicas adequadas e equipamentos de salvamento, os guarda-vidas conseguiram retirar as vítimas do mar em segurança com sucesso. Após receber o atendimento pré-hospitalar, ambos foram liberados no local sem maiores danos à saúde.

Vale destacar que, em decorrência do aumento no número de casos de afogamentos com a chegada do verão, o CBMAL conta com o auxílio de drones para o monitoramento de possíveis riscos e na prevenção de afogamentos na praia do Francês. A medida faz parte da implementação da tecnologia para aumentar ainda mais a eficiência no serviço da corporação em prol da segurança da população, garantindo ainda mais segurança aos banhistas e turistas que frequentam as praias alagoanas.

O que fazer em casos de afogamentos? Em caso de afogamento, é importante chamar imediatamente os guarda-vidas que sempre estão apostos nas praias ou ligar para o Corpo de Bombeiros através do número 193. Em situações como essa, mantenha a calma e evite lutar contra a corrente para evitar o cansaço desnecessário. Ao invés de tentar nadar diretamente em direção à praia, a orientação é nadar paralelamente em diagonal, pois isso ajudará a sair da corrente estreita e alcançar águas mais calmas.

As correntes de retorno são um risco real para banhistas e uma das principais causas de afogamento nas praias brasileiras. Elas são geradas pelo acúmulo de água no raso, devido à ação do vento e das ondas. Para evitar afogamentos é indicado nadar em praias devidamente sinalizadas e com a presença de guarda-vidas. Lembre-se de sempre observar se existe alguma sinalização de alerta ou perigo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Criança de dois anos, vítima de capotamento na Serra da Barriga, recebe alta médica MP instaura procedimento para investigar violência obstétrica durante parto em hospital de AL Cerveja e café com própolis viram atração na 1ª Feira da Agricultura Familiar de Alagoas Comenda Luiz José do Monte Vasconcelos é entregue post mortem aos famíliares do empresário