Redação
O Corpo de Bombeiros de Alagoas realizou na tarde desta sexta-feira, 1º de abril, uma simulação de salvamento veicular, ou seja, de situações envolvendo acidentes com veículos.
LEIA TAMBÉM
O local escolhido foi um shopping em Mangabeiras.
Segundo o capitão Luiz Augusto, que coordenou a simulação, a operação de hoje usou equipamentos de ponta utilizados em vários países do mundo.
A simulação fez parte do I Encontro Nacional de Salvamento Veicular (ENSALV), evento que reuniu militares do Corpo de Bombeiros de vinte e dois estados brasileiros.
O simulado contou com a participação da Equipe de Salvamento do Corpo de Bombeiros de Alagoas e com o apoio do Serviço Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, onde disponibilizou militares para ajudar no resgate com um helicóptero para levar a vítima até um suposto hospital.
Na oportunidade foi realizado um salvamento veicular com carro de passeio. Uma vítima estava presa nas ferragens. O desafio foi fazer com que os militares resgatassem a vítima em um tempo razoavelmente curto e com total segurança.
"Esse encontro foi para unificar, padronizar e aperfeiçoar essa prática de salvamento, porque cada estado tem uma particularidade no modo de fazer esse tipo de resgate", explicou o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Alagoas, coronel Adriano Amaral da Silva.
Estudantes de uma instituição federal de ensino e pessoas que estavam presentes no shopping, acompanharam de perto a simulação que durou cerca de 30 minutos.
"Foi emocionante ver de perto equipamentos de alta tecnologia, ainda mais com a participação de uma aeronave; não imaginava que fosse assim", disse a estudante Bárbara Vitória.
Veja as imagens:
LEIA MAIS