Bombeiros contaram com militares de folga em resgate na praia da Barra de São Miguel

Publicado em 18/10/2021, às 08h54
Na imagem, o SGT R Brandão, SGT Pereira e Cb Magalhaes | Divulgação / Corpo de Bombeiros -

Paulo Victor Malta

O resgate de seis pessoas que se afogavam na praia da Barra de São Miguel, nesse domingo, 17, no Litoral Sul de Alagoas, contou com o apoio de dois bombeiros que estavam de folga. O relato da ocorrência foi detalhado pelo sargento R Brandão, que estava a postos com a equipe de guarda vidas na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. 

LEIA TAMBÉM

Segundo o militar, a movimentação nas praias do Litoral Sul era intensa desde às 8h, quando mais de 15 ônibus já haviam chegado ao Francês com populares para o dia de sol na praia. Leia o relato na íntegra. 

"Domingo, 17 de outubro. Mais um domingo bastante movimentado na Praia do Francês, na chegada nos deparamos com mais de 15 ônibus na praia. Desde das 08:00 os apitos dos Guarda Vidas já cantavam em alto volume alertando os banhistas sobre os perigos da praia.

Por volta das 10h, a central nos aciona para um Afogamento na Barra de São Miguel, com 6, isso mesmo 6 vítimas na água. E lá fomos eu (Sgt R Brandão), Sgt Pereira e Cabo Magalhães. Neste momento o demais da Guarnição estavam todos empregados nas Prevenções na praia, avisamos a eles que estavam indo pra ocorrência e que ele ficassem atentos na praia do Francês, pois o fluxo de banhistas estava grande e mar estava pesado.

Seguimos para Barra, no Caminho a Guarnição da GSA 01, sob Comando do Sgt Silva Filho, faz contato conosco oferecendo apoio, e perguntou se era melhor apoiar na praia do Francês ou na ocorrência. Como não sabíamos a situação real da Barra de São Miguel, pedimos apoio para a Barra. Ouvimos a central solicitar o apoio do Grupamento Aéreo.

Fomos a primeira equipe a chegar no local, ainda nas ruas adjacentes a praia, nos deparamos com uma senhora desesperada pedindo socorro e nos indicando onde era a ocorrência. Magalhães foi o primeiro a sair da VTR e já alertou tem vítima na água, e seguiu para resgatá-la. Não sabíamos ao certo quantas vítimas eram.

Quando eu e Sgt Pereira descemos, já vimos a situação de múltiplas vítimas na areia e a população desesperada pedindo por socorro. Fomos para vítimas na areia sem saber  quantas estavam dentro da água, na areia eram 3 vítimas inicialmente. Ao verificar a situação das 2 primeiras vítimas (que estavam estáveis) indiquei que o Sgt Pereira entrasse no mar para apoiar o Cb Magalhães. Ao chegar na 3ª vítima da areia, esta estava desacordada mas com sinais vitais estáveis, uma médica se apresentou e ofereceu ajuda. Pedi que ela monitorasse a vítima enquanto eu ia buscar o Oxigênio na VTR. Neste momento saiu mais uma vítima do mar com apoio de surfistas.

Abordei a vítima, muito cansada, mas estável.

Segui para VTR para buscar o O2. Neste momento encontro com o SD HIRAN, que de folga foi alertado por amigos que estava acontecendo uma ocorrência na Barra de São Miguel, ele que mora no Francês não pensou 2x e seguiu com sua moto para apoiar na ocorrência, pedi que o Hiran entrasse no mar para apoiar os GVs que estavam no mar.

Logo em seguida chegou a aeronave do BM para atuar na ocorrência. Quando cheguei com o O2 a vítima já estava consciente, então tinham 4 vítimas na areia e segundo os relatos 1 na água.

Chega nesse momento o SD ANDRADE, também de folga e morador da Barra, o Hiran antes de seguir pediu apoio ao Andrade também.

Como já estávamos com 3 GVs na água e apoio do aéreo, pedi ao Andrade que ajudasse no monitoramento das vítimas na areia.

Neste momento chegou também a AR do Trapiche e a VTR do GSA, todos atuando no atendimento as vítimas.

Quando a vítima foi retirada do mar, questiono a ele quantos eram no total, e ele me diz que eram 6.

Naquele momento, precisávamos achar 6ª vítima, não estávamos com ela na areia.
Foi quando eu fui atrás dos pais das vítimas que estavam lá e perguntei pela 6ª vítima, era uma jovem que na não estava na praia. Ela tinha sido levada pra casa, mas estava passando mal, e eles pediram nossa ajuda.

Segui com a guarnição da AR para vítima, enquanto estavam no atendimento chegou uma VTR do SAMU e também nos apoiou.

Percebi também que sobrevoava a aeronave da PM em apoio a situação.

Com o médico da aeronave já em solo e fazendo a avaliação das vítimas, seguimos com uma das vítimas para UPA do francês.

A Guarnição do GSA seguiu para o Francês para apoiar os militares lá na praia.

Na UPA, chegou pouco depois da gente a SAMU com mais uma vítima. As demais haviam sido liberadas no local.

Enalteço mais uma vez a atuação do Soldados Hiran e Andrade, que saíram de suas casa em seu domingo de folga, e foram de grande valia na ocorrência.

Meus parabéns também a Guarnição que ficou na praia do Francês (Sgt Cleto, Sgt Paixão, Sd  Ana, Sd Ataide) atentos na praia movimentada, e atuaram em 2 afogamentos enquanto estávamos na Barra.

Agradeço o apoio e preocupação da guarnição do GSA (Sgt Silva Filho, Sgt Monteiro, Sgt Hélio e Sd Araújo) que seguiu para o Francês enquanto estávamos na UPA.

Mais um dia de mar pesado, as ondas na Barra estavam sinistras.

Saio mais um vez honrado em trabalhar com os melhores e valendo a máxima "Quem estará ao seu lado na trincheira, importa mais que a própria guerra"

SALVAMENTO!!!

SGT BM R Brandão - Tubarão 83".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas