Bolsonaro poderá ir à posse de Trump nos EUA? Entenda a questão que envolve autorização do STF

Publicado em 06/11/2024, às 21h40
- Foto: Reprodução/Isaac Nóbrega-PR

Itatiaia

O ex-presidente Jair Bolsonaro vai precisar da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) caso queria ir à posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, em janeiro de 2025.

LEIA TAMBÉM

O passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela Polícia Federal após ordem do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito das investigações sobre possível tentativa de golpe de Estado em 2022. A decisão foi mantida pela Primeira Turma do tribunal.

Para que Bolsonaro possa ir à possa de Trump, essa decisão precisa ser revogada. Os advogados do ex-presidente podem recorrer da decisão na Corte com pedido de revogação da medida. No entanto, em outras ocasiões, a revogação foi negada.

Em março, Moraes rejeitou o pedido do ex-presidente para que tivesse o passaporte devolvido a fim de viajar a Israel. Os advogados do ex-mandatário haviam solicitado ao magistrado a autorização para que ele pudesse ir a Israel a convite do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.

Antes disso, no fim de 2023, o ex-presidente informou ao ministro Alexandre de Moraes que iria viajar para a Argentina, com o objetivo de participar da posse de Javier Milei como presidente. No entanto, para entrar no país vizinho, basta apresentar a carteira de identidade, não sendo necessário o passaporte.

“Em atenção às investigações em curso e com profundo respeito a este Juízo, o peticionário vem aos autos informar que estará temporariamente ausente do país no período compreendido entre os dias 07 e 11 de dezembro”, dizia a petição.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suspeitos de roubar R$ 10 mi em remédios para câncer são presos em SP “Fui me pendurar em um cipó e acabei me acidentando com lagartas venenosas”, conta técnico de TI atendido no Butantan Brasil tem aumento de até 3ºC na temperatura de algumas regiões Rogério de Andrade será transferido para presídio federal