Bolsonaro nomeia candidato menos votado para reitor de universidade no Ceará

Publicado em 20/08/2019, às 10h55
Cândido Albuquerque assume o cargo de reitor | UFC -

Com agências

Foi publicada, em edição extra do Diário Oficial da União dessa segunda-feira (19), a nomeação do professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), para mandato de quatro anos. Cândido foi o candidato menos votado na consulta pública na universidade e o segundo colocado na lista tríplice feita pelo Conselho Universitário (Consuni).

LEIA TAMBÉM

A nomeação é assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a posse ao cargo será feita em Brasília, no Ministério da Educação. Com a escolha por Cândido, Bolsonaro quebra mais uma vez a tradição de nomear o candidato com maior preferência na instituição de ensino.

O mais votado foi o então vice-reitor, Custódio Luís Silva de Almeida, com 7.772 votos e também foi a escolha do Consuni, com 25 votos. Legalmente, o presidente Jair Bolsonaro pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.

Currículo

A gestão de Cândido Albuquerque sucede à do professor Henry de Holanda Campos, que assumiu o cargo em 2015. Advogado e atual diretor da Faculdade de Direito, Albuquerque é mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC (2009) e doutor em Educação Brasileira, também pela UFC (2016).

É docente da UFC desde 1991, lecionando a disciplina Direito Penal na graduação e na pós-graduação. Foi chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de 1998 a 2002 e 2008 a 2011 e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UFC em 2010 e 2011.

Foi, ainda, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará, no triênio 1995-1997, conselheiro Federal da OAB, eleito para o triênio 2013-2015, além de sócio-fundador do escritório Cândido Albuquerque Advogados Associados, sediado em Fortaleza desde 1981, dentre outros cargos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ódio que padrasto nutria por enteados motivou envenenamento, diz polícia Casal incendeia casa de vizinhos após briga por causa de gato; mulher morreu Padrasto é preso suspeito de envenenamento que matou quatro familiares no PI Sete pessoas morrem e 15 ficam feridas após ônibus tombar no Piauí