Bolsonaro: 'Libertamos o povo do Nordeste da escravidão do carro pipa'

Publicado em 05/05/2022, às 15h04
Foto: Site PatosOnline -

Redação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou hoje que sua gestão "libertou" o povo do Nordeste com a transposição do Rio São Francisco e a inauguração de obras que levam água a regiões que antes eram desabastecidas. A declaração foi feita durante evento de inauguração de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na cidade de Gurinhém, na Paraíba.

LEIA TAMBÉM

"Cada vez mais libertamos o povo do Nordeste da escravidão do carro pipa. Isso vai deixando de ser uma política que visava apenas ganhar eleitores. Cada vez mais nós damos liberdade a todos vocês", afirmou Bolsonaro.

O evento foi mais uma oportunidade que o presidente utilizou para divulgar a "agenda positiva" de sua gestão em ano eleitoral, na qual ele também usa obras de governos anteriores como marca de seu próprio mandato. A estratégia tem sido adotada principalmente como uma forma de atrair votos no Nordeste.

Entre esses projetos estão, por exemplo, a renegociação de dívidas do Fies (Financiamento Estudantil), programa governamental que permite que jovens ingressem em instituições de ensino superior privadas com financiamento de 50% ou 100%, e das próprias obras de transposição do São Francisco.

Iniciadas em 2007, durante o segundo mandato de Lula, as intervenções no rio atravessaram os governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), seguindo na gestão Bolsonaro. Michel Temer, em 2017, inaugurou o começo do Eixo Leste. Em 2020, Bolsonaro deu início ao funcionamento de uma parte do Eixo Norte.

Hoje, Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É no Nordeste, porém, que a diferença de votos entre os dois é maior.

Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada no mês passado, o petista tem 55% dos votos na região, enquanto o atual presidente tem 20% — a diferença é de 35 pontos. Ainda nessa região, 62% dos entrevistados disseram que não votariam em Bolsonaro "de jeito nenhum".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Arma de criminoso falha e vítima nem percebe que quase foi baleada enquanto dormia Após crise de ciúmes, esposa mata marido policial em Fortaleza MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão na Bahia Turista de SP morto em Jericoacoara foi confundido com membro de facção rival, diz polícia