BO de violência doméstica pode ser registrado no Centro Especializado de Atendimento à Mulher

Publicado em 29/07/2020, às 19h04
Ascom Semudh -

Agência Alagoas

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos – Semudh ampliará seus serviços para incluir o registro de boletins de ocorrência (B.O.) ligados à denúncias de violência doméstica e familiar na instituição, por meio de uma agente da Polícia Civil presente no local.

LEIA TAMBÉM

A conquista foi garantida pela articulação da Semudh junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP, por meio da Polícia Civil de Alagoas. A parceria foi firmada pela secretária Maria Silva com o delegado-geral, Paulo Cerqueira e a delegada, Bárbara Arraes, Gerente da Região Metropolitana (GPJM), ambos da Polícia Civil.

“É uma vitória que merece ser celebrada. A Semudh trabalha constantemente na conscientização da população feminina por meio de palestras e rodas de conversas em todo o Estado e essas ações são intensificadas no mês de agosto com a temática do Agosto Lilás. Esse ano nos adaptaremos ao contexto do Covid-19 mas não deixaremos que isso nos atrapalhe na nossa missão de disseminar informações sobre os direitos da mulher”, destacou a secretária Maria Silva.

A atualização será anunciada na próxima segunda-feira (03), em reunião na sede do CEAM, onde acontece no mesmo dia o lançamento da Campanha Agosto Lilás 2020. Em cumprimento ao Decreto Nº 69.501 de 13 de março de 2020, assinado pelo governador Renan Filho, a Semudh adotou medidas de prevenção e cuidados com os funcionários e a população e, dessa forma, o lançamento da campanha será fechado para apenas representantes convidados de instituições ligadas à políticas de proteção da mulher alagoana, como a OAB/AL, o Ministério Público, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher – CEDIM, entre outros, respeitando os limites especificados no decreto.

Agosto Lilás

A campanha educativa do Agosto Lilás foi instituída em Alagoas por meio da Lei nº 7.918, assinada pelo governador Renan Filho no dia 15 agosto de 2017, em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que prevê ações e atividades como palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários, visando à divulgação da Lei Maria da Penha, da Rede de Atendimento à Mulher em Alagoas e os mecanismos de enfrentamento da violência contra a mulher em âmbito nacional.

Em 2020, a Semudh abordará a temática da campanha com recortes voltados para a diversidade cultural e étnica das mulheres brasileiras por meio de seminários e palestras em formatos adaptados devido ao contexto da pandemia, priorizando o contato em meios digitais como lives nas redes sociais e plataformas de reuniões online. A programação será divulgada no perfil do instagram (@semudh.al) e na página do facebook da Secretaria.

Contato e funcionamento

Os atendimentos e serviços disponibilizados pelo CEAM e pela Central de Interpretação de Libras – CIL, ambos situados à rua Dr. Augusto Cardoso, s/n. no bairro da Jatiúca, continuam em funcionamento. Qualquer dúvida pode ser sanada por contato pelo telefone (82) 3315-1740 ou e-mail central.mdhal@gmail.com.

Casos de violência doméstica também podem ser denunciados diretamente pelo Disque 180 da Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal. Em caso de flagrante, a Polícia Militar – PM fará o atendimento pelo 190.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas