Secom Maceió
Com uma mobilização que promete arrastar uma multidão pelo corredor da folia das prévias carnavalescas de Maceió, em Jaraguá, o desfile do tradicional Bloco do Prazer, que acontece no dia 14 de fevereiro, será o ponto alto da campanha da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o Carnaval 2020. O bloco, que é aberto à população em geral, fará sua concentração às 19h, na Praça Marcílio Dias, em Jaraguá, em frente a Fundação Municipal de Cultura.
LEIA TAMBÉM
Criado há 26 anos pela Gerência do Programa, o Bloco do Prazer traz como novidade este ano a retomada do perfil solidário da ação preventiva de saúde, promovendo a troca das coloridas camisas do bloco por latas de leite Nestogeno 1, de 400g. Todo leite arrecadado será doado para crianças expostas à doença – de mães soropositivas – que não podem ser amamentadas, contribuindo assim com a prevenção da transmissão vertical do vírus.
“A iniciativa tem a finalidade de dar visibilidade ao tema e estimular os foliões a refletirem sobre sua responsabilidade social na luta contra a Aids, sem esquecer, é claro, de reforçar – de forma lúdica – a prevenção às ISTs e à Aids, fazendo com que toda a população fique atenta ao uso do preservativo não só no período carnavalesco, mas durante o ano inteiro”, frisou a gerente do Programa no município, Tereza Carvalho.
Para participar do bloco, o folião deve procurar os pontos de troca, a partir da próxima segunda-feira (20), levando uma lata de leite NESTOGENO 1 (de 400g, com validade mínima de 6 meses). Cada lata de leite dará direito a 2 (duas) camisas para a participação no desfile.
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde poderão fazer a troca de latas de leite pelas camisas na sala 105, do prédio-sede da SMS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. E para a população em geral, serão disponibilizados os seguintes pontos de troca:
A gerência do Programa reforça ainda que durante toda a campanha do carnaval, a SMS estará disponibilizando um total de 500 mil preservativos para distribuição aos foliões, por meio das unidades de saúde, ONGs e instituições parceiras. Além disso, o quantitativo também será distribuído – juntamente com orientações técnicas e material educativo – durante o desfile de blocos na orla da Pajuçara e Ponta Verde, no sábado (15 de fevereiro), iniciado com o Pinto da Madrugada.
“A ideia é utilizar o caráter lúdico da festa para despertar a conscientização da população em relação ao uso da camisinha, como estratégia para a redução da transmissão do vírus HIV”, ressalta Tereza Carvalho.
LEIA MAIS