Black Friday deve movimentar R$ 34 milhões em Maceió, estima Fecomércio-AL

Publicado em 16/11/2020, às 14h01
Imagem ilustrativa do Centro de Maceió | Itawi Albuquerque / Arquivo TNH1 -

Ascom Fecomércio-AL

Quando chega novembro, muitos consumidores brasileiros já ficam na expectativa para a última sexta-feira do mês, dia da Black Friday. Este ano, a ação acontecerá no dia 27 e já vem aquecendo as intenções de compra. Pelo segundo ano seguido, o Instituto Fecomércio AL realizou uma pesquisa para saber o impacto da data no comércio de Maceió. A estimativa é que neste ano a ação promocional movimente pouco mais de R$ 34 milhões na capital, tendo um ticket médio de R$ 302,17.

LEIA TAMBÉM

O montante reflete a confiança do consumidor na data, já que apenas 30% dos entrevistados disseram não acreditar nos descontos da Black Friday, ao contrário dos 70% que acreditam de forma geral (39%) ou parcial (31%). A pesquisa do Instituto Fecomércio foi realizada na primeira semana de novembro e indica que 68% dos consumidores pretendem adquirir produtos na data, percentual maior do que o registrado no ano passado (60,6%).

Dos 32,8% que afirmaram não ter intenção de consumir no período, 28,43% não enxergam bons descontos nos produtos, 17,26% não têm o costume de comprar no período – mesmo percentual dos consumidores que afirmaram estar mais cautelosos, 16,24% não comprarão porque estão endividados e 10,15% disseram estar sem o 13º salário na data. O desemprego foi apontado por 8,12% dos entrevistados como a razão para não comprar.

Entre os que pretendem consumir na data, 41,25% pretendem comprar um item; 34,32% irão adquirir dois produtos, 12,21% vão investir em três e 2,64% comprarão quatro. O investimento em cinco ou mais será a opção 9,57% dos consumidores.

Quanto aos valores que serão gastos, 23,84% estimam desembolsar mais de R$ 400, enquanto 19,21% devem gastar entre R$ 51 e R$100. Outras opções serão: até R$50 (5,63%); entre R$101 e R$150 (11,92%); entre R$151 e R$200 (5,30%); entre R$201 e R$250 (11,59%); entre R$251 e R$300 (13,25%); entre R$301 e R$400 (9,27%). Os valores serão pagos no cartão de crédito (53,64% parcelado e 6,62% no rotativo), à vista via cartão de débito (10,26%) e em dinheiro (28,81%).

E se no ano passado os artigos esportivos lideraram a lista de preferências com 46,09%, este ano serão escolhidos por 24,17% dos consumidores. Apesar da queda do percentual, continua no topo da lista, seguido de itens de vestuário, com 19,54%. Ou outros produtos que serão demandados são: brinquedos (12,91%), eletrônicos (12,25%), perfumes e cosméticos (6,62%), livros (5,30%), smartphones (4,30%), eletrodomésticos (3,97%), calçados (3,31%), óculos e relógios (1,99%). Artigos de decoração, computador/notebook, joias/bijuterias e cintos/bolsas aparecem, cada um, com 0,99% da preferência.

E como não poderia deixar de ser, até mesmo pelo conceito da Black Friday, os preços serão a principal motivação na escolha da loja (46,69%), seguidos das promoções (11,59%). A qualidade dos produtos influirá na compra de 6,29% dos consumidores e 11,26% já saem de casa sabendo em qual loja irão. A procura pelos produtos será maior dos shoppings (62,58%) e nas lojas do Centro de Maceió (19,87%), mas há quem já esteja de olho nas lojas virtuais (9,93%), nas lojas de bairro (4,30%) e nos supermercados (0,99%).

Em todo país, a Black Friday deve gerar um volume de R$ 3,67 bilhões, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada nesta terça-feira (19).

AMOSTRAGEM

O levantamento do Instituto Fecomércio AL foi realizado em ambientes de consumo de grande circulação utilizando-se a técnica de pesquisa quantitativa por amostragem. A coleta de dados ocorreu via entrevista individual aplicada com base em questionário estruturado desenvolvido pelo Instituto. O tamanho mínimo da amostra estimado foi determinado em 514 entrevistados da capital de Alagoas, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%.

O universo da pesquisa foi o de homens e mulheres maiores de 18 anos e que sejam participantes da população economicamente ativa, residentes da zona urbana. A pesquisa foi feita de forma aleatória obedecendo os critérios da probabilidade aleatória. Os dados foram processados eletronicamente e receberam tratamento estatístico.

Relatório completo no site do Instituto Fecomércio AL.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPT protocola denúncia para investigar acidente que matou trabalhador soterrado em areia Defesa Civil realiza vistoria em hotel na Pajuçara que pegou fogo nesta quinta-feira (16) PMDF divulga nota de pesar após morte de policial em incêndio de hotel: “gesto heroico” Homem morre soterrado por areia em caminhão durante obra na Avenida Durval de Góes Monteiro