BC comunica vazamento de dados de 1.500 pessoas

Publicado em 05/12/2024, às 13h19
BC comunica vazamento de dados de 1.500 pessoas - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Nathalia Garcia / Folhapress

O Banco Central comunicou nesta quinta-feira (5) o vazamento de dados pessoais dos 1.500 entrevistados da segunda edição da pesquisa "O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento", realizada pela instituição entre outubro e novembro de 2023.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a autoridade monetária, foram expostas indevidamente informações como nome, endereço, número de telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, nível de renda, vínculo empregatício, acessibilidade à internet, grau de conhecimento sobre finanças digitais, posse de conta e meio no qual recebe a principal fonte de renda.

Os dados vazados também incluem hábitos dos entrevistados, como uso e preferências no uso de meios de pagamento, verificação de extrato da conta e da fatura de cartão de crédito, facilidade em identificar pagamentos na conta e também na fatura de cartão de crédito, além de determinantes de escolha do meio de pagamento à vista e parcelado, avaliação sobre o Pix e hábito de uso do Pix.

O BC nega que tenham sido expostas senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. "As informações obtidas não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", diz, em nota, a instituição.

Segundo relato da autoridade monetária, ao divulgar em 29 de novembro deste ano o resultado da pesquisa e os respectivos dados, o BC publicou acidentalmente, "em virtude de um erro operacional", dados pessoais dos respondentes do levantamento.
"A falha foi identificada pelo próprio BC no mesmo dia e a publicação imediatamente retirada da internet e substituída pelos dados corretos, sem qualquer informação pessoal", afirma.

O BC diz ainda que as pessoas que tiveram seus dados potencialmente expostos serão notificadas por meio de carta e que tomou todas as medidas exigidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

"Salientamos que as pessoas que participaram da pesquisa tomem cuidado caso sejam abordadas por meio de ligação de telefone, que mencione seus hábitos de uso de meios de pagamento ou qualquer outro dado informado durante a entrevista. É provável que a ligação seja uma tentativa de golpe", alerta.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês Vendas do varejo aumentaram 0,8% no mês de novembro em AL, aponta IBGE Veja as datas de pagamento de benefícios do INSS em 2025 Pix e cartão de crédito: entenda as novas regras de fiscalização da Receita