Barra de S. Miguel recebe o evento "artes da Barra: a natureza e a moda em fios de algodão"

Publicado em 02/09/2024, às 15h36
Foto: Divulgação -

Assessoria

Comunicar é uma forma de servir, informar, transformar, seja pela linguagem verbal, gestual ou manual. O artesanato reflete uma destas maneiras de levar a mensagem desejada. Assim impulsionados pela vontade de transbordar a cultura local e evidenciar o bordado ponto cruz, a marca alagoana Beliê, em parceria com o Sebrae realizarão no dia 05 de setembro, o evento “Artes da Barra: a natureza e a moda em fios de algodão”.

LEIA TAMBÉM

Para abrilhantar o momento, haverá a exposição das atividades desenvolvidas nas oficinas ocorridas no Centro Comunitário Palatéia, povoado localizado em uma reserva ambiental, na Barra de São Miguel. Mulheres entre 30 e 60 anos formaram o público principal de alunas participantes nas capacitações com o objetivo de unir a técnica do bordado tradicional à inovação das aplicações em suas diversas possibilidades, como o ponto cruz na madeira e no tecido. Além de oferecer desenvolvimento profissional, melhoria de vida e amplitude de consciência artesanal, contribui com a divulgação artística do município.

O evento contará também com o desfile de lançamento da coleção de moda do Beliê intitulado por “Águas da Barra” que tem sua execução contemplada através do edital nº 24/2023 Terezinha de Araújo Medeiros (Teka rendeira) da Lei Paulo Gustavo, pelo estado de Alagoas e a exibição do curta metragem “Por entre as Águas” viabilizado pelo edital municipal da Lei Paulo Gustavo na categoria Audiovisual, da Barra de São Miguel. Neste momento serão apresentadas por 10 modelos locais, entre elas mãe e filhas, as produções feitas com inspiração na ambiência local a fim de seguir a diretriz do Beliê: amor não só pelo artesanato mas pela parceria e conexão que conduzem a mãe Arivânia Pita e a filha Ariane Pita nos seus 07 (sete) anos de jornada juntas no empreendedorismo.

“Tudo converge na construção do nosso trabalho. Maresia, veleiros, maré baixa, a água que nutre, massunim, ostras e toda a natureza convidativa desta cidade culminam na multiplicação e ressignificação que o conhecimento pode trazer para um novo olhar contemporâneo no artesanato. Executar o bordado ponto cruz em superfícies não convencionais para tal prática, como objetos, tibacas, pedaços de madeira, cerâmica, dentre outros não só possibilitam novas perspectivas como ainda conseguem impulsionar a criatividade”, enfatizou a artesã Ariane Pita.

O evento será realizado a partir das 15hs, no restaurante Stella Marina, localizado na Barra de São Miguel/Alagoas, e contará com a presença de clientes, parceiros, empreendedores e comunicadores. Para mais informações, é só pesquisar o instagram do evento e acessar @artesdabarra.al.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Edital Aldir Blanc abre inscrições para financiamento de projetos culturais Ricardo Mota surpreende e lança novo álbum com 14 músicas inéditas Fernanda Torres não era 1ª opção de Salles para “Ainda Estou Aqui”; entenda “Caverna do Dragão” ganha episódio final; veja como assistir