Banda da PM comemora 165 anos com apresentações no Centro de Maceió

Publicado em 02/06/2016, às 21h31

Redação

O Centro Musical da Polícia Militar de Alagoas, famoso por realizar diversas apresentações artísticas e culturais, desfiles cívicos, aberturas de solenidades, atividades sociais e religiosas da capital e do interior do Estado, está de idade nova. São 165 anos alegrando a vida da corporação e da sociedade em geral.

LEIA TAMBÉM

Na manhã desta quinta-feira (2), os músicos que integram a orquestra sinfônica da PM saíram em um cortejo da Praça dos Martírios até o calçadão de Maceió, onde foram recepcionados pelas bandas do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar, que vieram saudar a banda mais antiga de Alagoas.

Um verdadeiro show foi ofertado para o público, que parou suas atividades para prestigiar as apresentações. A primeira banda a se apresentar foi a do Exército Brasileiro, sob a regência do subtenente Fidélis; em seguida a banda do Corpo de Bombeiros, tendo como regente o major Marcos, e por último a aniversariante, que teve a frente o capitão Carlos Gomes.

Ao todo, são 80 músicos tocando instrumentos de sopro, de palheta (clarinetas e saxofones) e percussão, sob a regência de um maestro. E toda essa harmonia resulta em apresentações que emocionam e cativam o público com um repertório eclético, que vai da música erudita a popular.

As canções adentram hospitais, lares de idosos, escolas, comunidades, teatro, levando cultura e entretenimento a todos, indistintamente.

O coronel Marcos Sampaio, comandante Geral da PM, parabenizou a todos os integrantes pela dedicação com que desempenham suas atribuições, aproximando cada vez mais a Polícia Militar da sociedade. A orquestra foi recentemente premiada na categoria Evento Musical, com o título de “Notáveis da Cultura Alagoana, etapa 2015.

“Nossa banda hoje é tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Alagoas. O Programa Vem Ver a Banda Tocar, que anima as manhãs de domingo na orla da Ponta Verde, e o tradicional Bloco Vulcão são frutos de um trabalho desempenhado por esses homens e mulheres que fazem da música sua atividade profissional, possibilitando compartilhar emoções e sentimentos”, enalteceu o comandante-geral.

Histórico da Banda de Música da PMAL

A Banda da PM, conhecida pelos alagoanos pelas inúmeras apresentações realizadas na capital e no interior de Alagoas, existe desde o século XIX, desde a vinda do Imperador D. Pedro II às terras alagoanas, no ano de 1859, quando parte da Força Pública (Policia Militar de Alagoas), juntamente com a Banda, seguiu para Penedo com a finalidade de recepcionar o ilustre visitante.

Considerada secular e parte da história de Alagoas, a banda foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial de Alagoas, por meio da Lei nº 7.355, de 29 de maio de 2012.

A função de seus músicos tem alegrado e amenizado a tristeza de toda a sociedade alagoana, levando diversão e contagiando pessoas que buscam na cultura o prazer e o conhecimento na música.

Banda da PM comemora 165 anos com apresentações no Centro de Maceió
Banda da PM comemora 165 anos com apresentações no Centro de Maceió
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025 Pets na ceia de Natal? Cuidados alimentares com cães e gatos nas festas