Baleia jubarte encalha e morre na Praia do Saco, em Marechal Deodoro

Publicado em 29/08/2021, às 13h46
Cortesia/Biota -

TNH1

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na manhã deste domingo (29), na Praia do Saco, em Marechal Deodoro, Litoral Sul do estado. De acordo com o Instituto Biota de Conservação, esse é o primeiro caso de encalhe do animal em Alagoas neste ano e o 10º no Nordeste. 

LEIA TAMBÉM

Uma equipe do Biota esteve na praia e isolou o trecho da areia até a água para análise. Uma necropsia deve ser feita na baleia para saber a causa da morte e não foi informado se havia algum ferimento aparente no mamífero. A carcaça do animal também deve ser enterrada depois de avaliação.

Encalhes de jubarte

Dados do Projeto Baleia Jubarte apontam que, somente este ano, foram 146 encalhes de baleia em todo o litoral brasileiro. O estado de Santa Catarina lidera as estatísticas, com 48 encalhes, seguido por São Paulo, com 39, Espírito Santo, com 16, e Rio de Janeiro, com 15. No Nordeste, os números são menores e apenas três estados registraram encalhes de animais dessa espécie. Bahia, com oito, e Alagoas e Sergipe, com apenas um.

No mês de agosto, 47 encalhes de baleia já ocorreram, contando com o de hoje. Quatro a menos do que foi registrado no mês passado. Outro mês com índice alto foi junho, com 32 registros. Segundo especialistas, o número deve aumentar porque o pico de encalhes ocorre entre agosto e setembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defensoria Pública cobra explicações e providências sobre interrupção no abastecimento de água MPT vai investigar acidente com trator que matou trabalhador em Rio Largo Sem água há mais de 30 dias, homem protesta lavando roupa em sede de concessionária Vídeo: teto de escola municipal desaba no interior de Alagoas