Balanço: Presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia destaca importância do 8º ProspeCT&I

Publicado em 21/08/2018, às 08h26
Cristina Quintela presidente do Fortec. | Lúcio Távora/Coperphoto/Sistema FIEB -

assessoria

A presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Prof. Dra. Cristina Quintella, fez um balanço da realização do 8º Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT (8º ProspeCT&I). Maceió foi a sede do evento, que começou no dia 13 e se encerrou no dia 18 de agosto. Após o Congresso, Maceió ainda sediou o XV Seminário Brasil-Portugal – Internacionalização de Empresas. Ambos os eventos foram promovidos pelo PROFNIT/FORTEC, com apoio de parceiros locais e nacionais.

LEIA TAMBÉM

A presidente, que é docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), destacou a relevância dos eventos e suas importâncias para o desenvolvimento da temática em nível regional e nacional. "Tivemos a participação intensa de uma massa crítica altíssima. Contamos com presença de pesquisadores dos pontos focais do PROFNIT, provenientes de 25 estados e do Distrito Federal. Praticamente 500 pessoas circulando diariamente pelo 8º ProspeCT&I, sem contar a participação altamente qualificada de pesquisadores do Brasil e de Portugal, no Seminário Brasil Portugal – Internacionalização de Empresas”, destacou a presidente.

Ainda segundo Cristina Quintella, os eventos deixaram entre seus legados “a ampliação e consolidação de uma rede de pessoas que fazem a diferença na sociedade e que estão atuando incansavelmente em prol do desenvolvimento nacional por meio da promoção da ciência, da tecnologia e da inovação”. “Tivemos uma riquíssima oportunidade de discutir a necessidade de um discurso nacional sobre a questão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia no campo da inovação, narrativa fundamental para as Universidades” afirmou Quintella.

A presidente do FORTEC também ressaltou a importância da atividade entre Brasil e Portugal. “Tivemos o prazer de receber uma série de especialistas de Portugal que compartilharam com os especialistas brasileiros os aspectos ligados à produtividade industrial, promovendo um intercâmbio importante entre dois países, já irmanados em muitas causas devotadas ao desenvolvimento tecnológico”, disse.

O 8º ProspectCT&I contou com uma programação extensa de cursos, palestras e oficinas. Entre uma das mais aguardadas esteve o Treinamento do SisGen do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Maceió foi uma entre 5 capitais do Brasil que recebeu a oficina, a qual teve o objetivo de capacitar mão de obra nacional para utilizar a plataforma. A oficina foi realizada por meio de parceria entre o FORTEC e o MMA.

O SisGen é um sistema eletrônico, mantido e operacionalizado pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) para o gerenciamento do cadastro e das autorizações de acesso a este patrimônio. O Sistema é uma de uma plataforma que permite rastrear o que está sendo pesquisado no Brasil, tanto sobre patrimônio genético quanto sobre conhecimentos tradicionais a ele associados.

Outros destaques do evento foram o Ciclo de Debates de Direitos Autorais e o debate sobre o Panorama Atual da Ciência, Tecnologia e Inovação e o papel da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia. Oficinas sobre Roadmaps, Tech Mining e Indicações Geográficas também tiveram destaque na programação dos eventos, que ocorrem na sede do Sebrae/AL e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) também apoiou o Congresso e o Seminário.

O 8º ProspeCT&I contou com programações paralelas nacionais como a Reunião Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia do Nordeste (FORTEC) e o 5º Encontro das Pós-Graduações em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação. O XV Seminário Brasil-Portugal trouxe a Alagoas representantes de renome do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa. 

Estruturado de maneira inovadora, reunindo cerca de 28 instituições nacionais e presente em 20 estados brasileiros, o PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação que oferece mestrado profissional em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação. A meta do Programa é formar mestres com conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, e para interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico. A Universidade Federal de Alagoas faz parte da rede que oferta o PROFNIT. Mais informações em www.profnit.org.br .

O FORTEC – Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos de inovação tecnológica (NITs), agências, escritórios e congêneres.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 800 kits da parabólica digital estão disponíveis gratuitamente para Pilar e Marechal Deodoro A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda