Redação
A educação em Maceió foi um dos desafios da gestão do prefeito Rui Palmeira em 2017. Desde que assumiu o primeiro mandato, em 2013, o prefeito vem reestruturando a pasta com a construção e recuperação de unidades educacionais, além de realizar melhorias nos serviços ligados ao setor que atende mais de 52 mil alunos.
LEIA TAMBÉM
No ano passado, 12 grandes escolas municipais, como a Arnon de Mello, no Jacintinho, a Silvestre Péricles, no Pontal, e a Senador Rui Palmeira, no Vergel, que fez 50 anos em 2017, foram reestruturadas. Além disso, seis novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) foram licitados. Três deles já estão em construção e devem ser inaugurados ainda este ano.
“Temos trabalhado para garantir que as crianças tenham as melhores condições para a aprendizagem. Um local adequado de trabalho reflete na qualidade do trabalho dos servidores da educação. No ano que passou, precisamos agir rápido, em decorrência das fortes chuvas, e realizar reformas emergenciais em 44 escolas. O investimento foi de R$ 2,5 milhões, mas necessária para quem ninguém ficasse fora da sala de aula”, destacou Rui Palmeira.
Ainda de acordo com o prefeito Rui Palmeira, até o primeiro semestre deste ano, deverão ser convocados 500 aprovados no concurso público da educação. O certame foi realizado no ano passado e a meta, segundo o prefeito, é nomear 50 candidatos aprovados mensalmente.
“A reposição de profissionais é natural. Muitos estão se aposentando e a ampliação da rede exige mais servidores. Este concurso foi homologado em agosto do ano passado, e a convocação vai obedecer a necessidade da rede”, disse Palmeira.
Em 2016, a Rede Municipal de Ensino atendia 2.372 alunos com algum tipo de deficiência. Em 2017, esse número saltou para mais de três mil. Com isso, a rede promoveu diversas ações para melhoria da educação inclusiva. Alunos com deficiência e altas habilidades são ensinados levando em consideração as características de cada criança, além de capacitação continuada dos profissionais envolvidos nessa modalidade de ensino.
“Em 2017, a rede municipal de ensino recebeu matrículas de 3.256 alunos com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 7% do total de estudantes. Inauguramos Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) nos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) Denisson Menezes e Luiz Abílio. As duas instituições receberam salas de recursos, viabilizados por meio de recursos próprios da Semed. Com isso, a rede de ensino passou a oferecer 66 escolas acessíveis e 78 salas de recursos em sua rede”, ressaltou.
Pré-matrícula
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará 15 polos para a realização da pré-matrícula de novos alunos da Rede Municipal de Ensino. Esses lugares serão distribuídos de acordo com a necessidade da região. O processo será feito inteiramente on-line, pelo site da Prefeitura de Maceió no período de 22 a 28 de janeiro de 2018.
De acordo o Prefeito, é preciso ficar atento com o prazo e os documentos necessários para a pré-matrícula. “Os responsáveis devem prestar bastante atenção com o tempo da pré-matrícula, pois não iremos prorrogar. Para fazer o cadastro, é necessário ter em mãos dados essenciais da criança, além dos nomes oficiais das três escolas de seu interesse”, informou.
A distribuição dos estudantes acontecerá observando critérios como a existência de vaga na escola pretendida, idade certa para a etapa/ano, a necessidade de o aluno precisar de atendimento educacional especializado ou já ter irmão/irmã na escola selecionada em uma das três opções.
LEIA MAIS