Bairro do Pinheiro passa a ser monitorado por GPS de alta precisão

Publicado em 22/04/2019, às 15h44
-

Assessoria

 A partir desta terça-feira (23), o Bairro do Pinheiro passa a contar com um sistema de monitoramento de alta precisão para medições de possíveis movimentações de solo, o GPS diferencial. O sistema é composto por uma rede de receptores GNSS (Global Navigation Satellite System), de precisão milimétrica, utilizados em levantamentos topográficos, em escala local, e geodésicos, em escala mundial. A atividade terá início na Travessa Camaragibe, às 8 horas.
 
A combinação desses receptores permite o acompanhamento de dados em tempo real e auxiliará autoridades na tomada de decisão e adoção de medidas cabíveis em casos de movimentações não previstas no solo. Os dados serão enviados à central de monitoramento, que ficará localizada na sede da Defesa Civil Municipal, situada na Rua João Barros Pinho, nº 107, no Bairro do Pinheiro.
 
A primeira etapa do serviço é um monitoramento temporário em seis pontos de observação do bairro, pré-selecionados junto à Prefeitura de Maceió e a Defesa Civil. A segunda fase do projeto tem início previsto até 20 de maio, quando chegam os equipamentos para instalação de pontos fixos de monitoramento. O sistema será interligado a um software de processamento de dados capaz de gerar um diagnóstico preciso das movimentações do solo, o que permitirá a realização de ações preventivas.

Esse monitoramento é mais um avanço das ações emergenciais propostas pela Braskem para mitigação dos problemas do bairro do Pinheiro e incluídas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a empresa, o Município de Maceió, o Ministério Público Federal (MPF-AL), o Ministério Público Estadual (MPE-AL), o Ministério Público do Trabalho (MPT-AL) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AL).

Desde o ano passado, quando surgiu o agravamento dos problemas do Bairro do Pinheiro, a Braskem tem colaborado com as autoridades para a identificação das causas das ocorrências do bairro, diante do seu compromisso de atuação responsável com a sociedade alagoana.

Experiência reconhecida

Para o serviço de GPS diferencial, a Braskem contratou as empresas Santiago e Cintra Geo-Tecnologias e a PCP Engenharia, ambas sediadas no estado de São Paulo. A Santiago e Cintra possui 40 anos de experiência e é pioneira em tecnologia avançada para o mercado topográfico; já a PCP Engenharia é especialista em monitoramento topográfico/geodésico e Geotécnico, com experiência em grandes projetos no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara