João Victor Souza*
A capital Maceió amanheceu chuvosa nesta terça-feira (25). E meteorologia prevê mais acumulado de água ao longo dia tanto na região quanto no Litoral e Zona da Mata. É o que diz a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) no aviso meteorológico divulgado nesta manhã.
LEIA TAMBÉM
"As rodadas mais recentes desses modelos indicam ocorrência de chuvas em pontos isolados que podem gerar acumulados significativos para as regiões ambientais do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió) e Zona da Mata (destaque para a metade norte das regiões), durante esta terça-feira", mostra a nota.
A Semarh-AL explicou que a atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera favorece a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil.
"Há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões ambientais do Litoral incluindo a região metropolitana de Maceió e Zona da Mata (destaque para a metade norte das regiões) onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos".
A chuva pode gerar acumulados significativos que elevam o risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos rios e riachos e aumenta o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
"A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento", reforçou o órgão.
Em caso de intensificação das condições meteorológicas ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, um alerta meteorológico ou hidrometeorológico vai ser emitido.
*Com informações da Ascom Semarh-AL
LEIA MAIS