João Arthur Sampaio
Um fato incomum despertou a curiosidade dos maceioenses nessa segunda-feira (30). Um avião russo voou baixo e pousou no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, entre Maceió e Rio Largo. A aeronave estava com uma bandeira do Quirguistão.
LEIA TAMBÉM
O avião é do modelo Ilyushin Il-76, desenvolvido na década de 60, para integrar a força aérea soviética, e chegou à capital alagoana vindo do Aeroporto Murtala Mohammed em Lagos, na Nigéria.
Mesmo após a dissolução da União Soviética (URSS) em 1991, esses modelos ainda são operados em alguns países. Por conta da versatilidade, ainda são usados nas forças aéreas da Rússia e da China.
A aeronave saiu de Maceió por volta das 23h de ontem, com destino ao Aeroporto de Punta Arena, no Chile.
O voo baixo, o alto som das turbinas e o tamanho da aeronave chamou a atenção dos moradores da parte alta da capital, que gravaram o momento do pouso. As imagens viralizaram nas redes, por meio dos perfis @mczaviation e @aviacaonordestina.
Segundo informações divulgadas pelo perfil @mczaviation, o novo perfil de saída aponta que as aeronaves curvam a partir de dois mil pés, mais ou menos na região da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Benedito Bentes.
No entanto, de acordo com a publicação, o Il-76 só conseguiu atingir a altitude necessária nas imediações entre Riacho Doce e Ipioca, e seguiu “cruzando baixo”.
LEIA MAIS