Avião cai em avenida de Gramado, no Rio Grande do Sul

Publicado em 22/12/2024, às 13h17
- Reprodução/Video

Francisco Lima Neto e Catarina Scortecci/Folhapress

Uma aeronave de pequeno porte caiu no centro da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22).

LEIA TAMBÉM

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), não há sobreviventes —preliminarmente, a Defesa Civil informou que o avião transportava nove passageiros. Ao menos 15 pessoas foram levadas a hospitais da região, a maioria por inalar fumaça —duas estão em estado grave.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Pedro Henrique Costa, afirmou à Rádio Gaúcha que a aeronave seria um turboélice bimotor e, ao cair, bateu contra um prédio, atingiu uma casa, uma loja de móveis e os destroços teriam caído em uma pousada.

Segundo a Infraero, a aeronave de prefixo PR-NDN levantou voo às 9h15 e seguiria para Jundiaí, no interior de São Paulo. A aeronave está registrada em propriedade do empresário Luiz Claudio Galeazzi. Não há informações se ele estava na aeronave. O Corpo de Bombeiros atua no local, que ficou tomado por destroços.

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou uma nota informando que o local está isolado pela Brigada Militar. A Polícia Civil investiga o caso.

"O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada", informou a pasta, em nota.

O tempo está instável no local, com chuva e névoa, mas ainda não há informações sobre as possíveis causas do acidente.

A FAB informou em nota que investigadores do órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar uma ação inicial envolvendo uma aeronave de matrícula PR-NDN.

"Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", explica a FAB.

O governador do RS, Eduardo Leite, foi até o local do acidente, onde deu entrevista à imprensa no final da manhã. Sobre as vítimas da aeronave, ele disse que "devem ser nove pessoas, mas ainda não há uma clareza".

Em relação às pessoas que estavam na aeronave, ele repetiu que não deve ter sobreviventes, em função das condições do acidente. "A aeronave, infelizmente, toda condição que se observa, não permite que se cogite qualquer sobrevivente", disse ele.

Também disse que duas pessoas que estavam em locais atingidos pelos destroços e pelo fogo estão em hospitais em estado grave.

Sobre o acidente e as condições do tempo, Leite acrescentou que "os primeiros relatos dão conta de uma condição que, em princípio, não ensejaria a decolagem, mas isso precisa ser devidamente apurado".

O governador disse que se solidariza com as famílias das vítimas e que "a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos".

"E vamos buscar, a partir deste trabalho de remoção da estrutura da aeronave, [e ao fim] da perícia que vai ser feita, conseguir trazer algum grau de normalidade o quanto antes aqui para a localidade, que está recebendo um grande volume de turistas", acrescentou Leite.

O governador informou que, até o final do dia, deve ser restabelecida a rota entre Canela e Gramado pela Avenida das Hortências. "Existem rotas alternativas, mas que passam por ruas de menor vazão. Então vamos ter um pouco de transtorno neste deslocamento ao longo do dia", disse ele.

"Grave acidente com queda de avião no meio urbano de Gramado. Bombeiros já trabalham na área, estamos acompanhando a situação com todas as forças de segurança do Governo do Rio Grande do Sul", publicou o vice-governador, Gabriel Souza (MDB).

"Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado", publicou em uma rede social, Paulo Pimenta (PT), Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo Casal de influencers morreu em acidente com 41 vítimas; filho sobreviveu Ex-BBB estava a 300 metros de distância do local onde avião caiu em Gramado Vídeo: ponte desaba sobre o rio Tocantins; uma pessoa morreu