Avenidas de Maceió terão limite de velocidade reduzido após instalação de "pardais"

Publicado em 19/02/2016, às 13h03

Redação

Simultaneamente à instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica em vias de Maceió, a Prefeitura vai reduzir a velocidade máxima permitida para conduzir veículos nesses locais.

LEIA TAMBÉM

Nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Menino Marcelo, Álvaro Otacílio e Governador Afrânio Lages – conhecida como Leste/Oeste -, haverá redução do limite de velocidade em alguns pontos, que serão sinalizados com placas e displays com luzes.

Locais onde era permitido circular a 70 km/h passarão a ter velocidade máxima de 60 km/h. E em alguns pontos onde eram permitidos os 60 km/h, o limite cai para 50 km/h.

Veja quadro explicativo:

LOCALREFERÊNCIATIPO
Av. Durval de Goés MonteiroEntre a Carajás e a ULTRAGAZFIXO

(velocidade máxima 60 km/h)

Av. Durval de Goés MonteiroEntre a Boa Terra e a M. Dias BrancoFIXO

(velocidade máxima 60 km/h)

Av. Durval de Goés MonteiroMakro AtacadistaMISTO

(velocidade 60km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Av. Fernandes LimaCasa das Carnes – PalatoMISTO

(velocidade 60km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Av. Fernandes LimaCruzamento com a Av. RotaryMISTO

(velocidade 60km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Av. Fernandes LimaPróximo ao Hiper Bompreço da GrutaMISTO

(velocidade 60km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Av. Menino MarceloPróximo ao Conj. Residencial Tabuleiro do MartinsFIXO

(velocidade máxima 60km/h)

Av. Menino MarceloPróximo ao AnimaKidsFIXO

(velocidade máxima 60km/h)

Av. Gov. Afrânio LagesEm frente à Serraria FalcãoFIXO

(velocidade máxima 50km/h)

Av. Álvaro OtacílioCruzamento com a Rua Mário de GusmãoMISTO

(velocidade 50km/h, avanço de sinal vermelho e parada em faixa de pedestre)

Nesta primeira etapa da implantação da fiscalização eletrônica, 10 pontos receberam o sistema em fase de teste. A partir do dia 28 de fevereiro serão iniciadas as autuações. E, nos próximos 40 dias, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fará a instalação de mais 18 “pardais”.

A fiscalização foi implantada como medida educativa e vai estar em pontos onde há grande incidência de acidentes causados por desrespeito às leis de trânsito.

De acordo com o órgão, a instalação da fiscalização eletrônica foi uma necessidade após um levantamento realizado em alguns locais onde é grande a quantidade de acidentes aliada ao desrespeito à sinalização.

Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2016, foram registrados em Maceió 4.206 acidentes de trânsito: 346 na Avenida Durval de Góes Monteiro, 237 na Fernandes Lima, 125 na Menino Marcelo, 40 na Álvaro Otacílio e outros 21 na Avenida Governador  Afrânio Lages.

“Além da velocidade excessiva, a fiscalização eletrônica estará nestes locais para inibir os avanços de sinal vermelho e parada em faixas de pedestres”, afirma o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

A fiscalização eletrônica vai englobar todos os veículos, cujos condutores cometam infração de trânsito, podendo acumular mais de um tipo para determinada situação como, por exemplo, avançar o sinal vermelho e exceder o limite de velocidade.

Na próxima semana, equipes de educadores de trânsito estarão em alguns pontos da fiscalização eletrônica para orientar condutores.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista fica preso às ferragens após caminhão carregado de cimento tombar Veículo desce de ré e atropela dois homens em Maceió; vítimas foram prensadas contra parede Acidente em Porto Real do Colégio deixa um morto e outro ferido preso às ferragens Vídeo: homem morre após sofrer grave acidente com motocicleta no interior de Alagoas