Avenida Fernandes Lima pode mudar de nome

Publicado em 01/02/2023, às 13h03
Avenida é o principal corredor de transportes de Maceió | Foto: Arquivo TNH1 / Itawi Albuquerque -

Eberth Lins

A Avenida Fernandes Lima, principal corredor de transportes de Maceió, pode ganhar outro nome, a partir de uma proposição do Ministério Público Estadual (MPE), que instaurou procedimento administrativo para verificar a legalidade do ato de nomeação da via. O procedimento é assinado pelos promotores de justiça Karla Padilha, Dalva Vanderlei Tenório e Lucas Carneiro, e foi publicado na edição desta quarta-feira, 1º de fevereiro, do Diário Oficial da instituição.

LEIA TAMBÉM

O motivo da recomendação é que José Fernandes Lima, o homenageado, era líder e fundador da Liga dos Republicanos Combatentes, um grupo paramilitar responsável pela Quebra do Xangô, o maior e mais cruel ato de intolerância religiosa da história brasileira, ocorrido em Alagoas no ano de 1912. O Quebra constituiu-se na destruição de terreiros e perseguição, violenta e homicida a adeptos e líderes de religiões de matriz africana.

Ao TNH1, a promotora de Justiça Karla Padilha explicou que a publicação não se trata ainda de uma proposição para mudar o nome da via. "É provável que seja expedida mais para frente uma recomendação para a mudança do nome da Avenida Fernandes Lima, mas agora o procedimento foi instaurado para estudar quais medidas podem ser adotadas", disse.

"Considerando, portanto, não ser possível a um povo que reconheceu a evolução histórica de direitos humanos e a fez consignar expressamente em sua Carta Maior e, ainda, a um Estado que presenciou e ainda guarda a história do Quilombo dos Palmares e que reconheceu expressamente o vergonhoso episódio da 'Quebra de Xangô', ter em sua capital, Maceió, a principal avenida nomeada em homenagem a um dos principais responsáveis pela 'Quebra de 1912', traz um trecho da publicação.

 O procedimento será encaminhado ainda ao prefeito de Maceió, JHC, e também à Câmara Municipal de Maceió (CMM).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

LabModa em Maceió vai receber desfile de marca colaborativa no dia 5 de dezembro Réveillons privados: câmeras devem ser instaladas dentro e fora de eventos, decide MP Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro ONU seleciona agência de publicidade para campanha de impacto social em Maceió