Polícia

Avanço de facções criminosas em Alagoas: encontro com a Segurança Pública debate ações de combate

| 18/07/24 - 12h07
| Foto: Foto: João Victor Souza/TNH1

Autoridades da Segurança Pública alagoana participaram de um encontro com o subsecretário de Segurança do Rio de Janeiro, Uirá do Nascimento Ferreira, que é ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), para debater ações de combate às facções criminosas que atuam no estado do sudeste e em Alagoas. O evento foi realizado durante coletiva de imprensa em comemoração ao aniversário do Bope, na sede da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, no Centro de Maceió.

Participaram do encontro o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, o delegado-geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, e o comandante do Bope em Alagoas, Henrique Jatobá.

Por videoconferência, Uirá do Nascimento Ferreira destacou como as facções criminosas têm avançado pelo Brasil, mais precisamente em Alagoas, e o que pode ser feito para combatê-las. Ele destacou a ligação de criminosos do Rio com os alagoanos das facções, e explicou que uma das formas para desarticular as organizações é o investimento em equipamentos, tecnologias, e no trabalho integrado das forças de segurança.

"Hoje vemos um cenário em que o Comando Vermelho está predominante. Muito influente na criminalidade em Alagoas. E hoje eles crescem como? Através do controle territorial que faz o crescimento econômico e ampliação de integrantes das facções".

Nascimento Ferreira também reforçou a dificuldade para combater os grupos criminosos pelo relacionamento cada vez mais estreitado com políticos. "Hoje temos um PCC mais estruturado, e o Comando Vermelho está indo pelo mesmo caminho. Aí tem influência na política, eles têm a força para escolher um candidato para ser eleito, por exemplo [...] O controle das facções nos municípios hoje, inclusive, é maior".

O evento, aberto para questionamentos da imprensa, teve início às 10h30 e foi encerrado no início da tarde.