Avanço da educação em Maceió é reconhecido por representantes da ONU

Publicado em 10/09/2018, às 16h47
Divulgação -

Redação

O Ministério da Educação divulgou, na semana passada, o Índice da Educação Básica (Ideb). Em 2017, Maceió obteve nota 5,0, o que aponta significativa melhoria da Rede Municipal de Ensino. O resultado foi elogiado por representantes de dois importantes programas da Organização das Nações Unidas (ONU) que atuam na capital.

LEIA TAMBÉM

O índice superou, pela primeira vez, a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 4,8 para o ano de 2017. De acordo com os dados, Maceió obteve a quarta melhor nota do Nordeste nas séries iniciais.

A Prefeitura de Maceió mantém a parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desde 2013.

Na última quarta-feira (05), durante evento que discutiu o enfrentamento da exclusão escolar, a oficial de Educação do Unicef no Semiárido brasileiro, Verônica Bezerra, reconheceu as melhorias na Educação de Maceió. “É uma alegria imensa estar em Maceió e comemorar este avanço, que é fruto de trabalho, e nós percebemos que a Rede Municipal vem trabalhando na busca de resultados. Maceió avançou e o Ideb faz esse retrato do desempenho”, pontuou a representante do Unicef.

O Unicef atua no Município por meio da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que promove o diálogo entre a comunidade escolar e o poder público com o objetivo de identificar os fatores que influenciam no aprendizado. As demandas são repassadas ao comitê municipal, com representantes de instituições e órgãos públicos, para que sejam avaliadas e repassadas ao Poder Executivo. Reformas em terminais de ônibus, praças e manutenção de iluminação pública são exemplos de que essa integração é transformada em melhorias.

Outro parceiro relevante das conquistas da Educação Municipal é o Pnud, que atua em pesquisa nas unidades escolares, apresenta diagnósticos e aponta novas propostas pedagógicas. As ações valorizam o perfil dos alunos e os aspectos locais para que a linguagem em sala de aula seja mais prática e direta. A parceria se dá diretamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“O que a gente avalia é que a rede quer avançar e mostrar as potencialidades dos alunos e professores. O resultado do Ideb demonstra que é possível avançar na aprendizagem, mesmo com todas as dificuldades. É possível tornar a sala de aula atrativa para as crianças, e interromper o ciclo perverso que é a exclusão escolar”, destaca a coordenadora geral do projeto da ONU em Maceió, Rita Ippolito.

O prefeito Rui Palmeira lembra que a superação na nota do Ideb é resultante dos investimentos do Município e do esforço de toda a comunidade escolar. “É uma alegria para todos nós recebermos essa notícia, que mostra que o trabalho feito está no caminho certo. Construímos creches, nomeamos mais de 400 concursados, entre professores, merendeiras e secretários escolares, estamos investindo em merenda com cardápio saudável, reformamos escolas e reconstruímos algumas, como foi o caso da Escola Municipal Arnon de Mello, no Jacintinho. Todo esse investimento mostra que temos compromisso com a Educação e esperamos avançar ainda mais”, afirma o gestor.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara