Auxílio Brasil: governo bloqueia milhares de beneficiários; saiba como evitar

Publicado em 26/03/2022, às 14h22
MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL -

Jornal Contábil

Desde a semana passada o governo federal vem liberando o pagamento do Auxílio Brasil referente ao mês de março. No total 18,02 milhões de famílias estão sendo contempladas com o benefício que será pago até a próxima quinta-feira (31).

LEIA TAMBÉM

Ainda restam para receber os beneficiários com NIS final 9 e 0 que vão receber nas respectivas datas:

Contudo, segundo informações do Ministério da Cidadania, responsável por gerir o programa social, milhares de beneficiários tiveram o acesso ao Auxílio Brasil bloqueado.

Pente-fino do Auxílio Brasil - Todos os meses, antes de iniciar uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania realiza um rigoroso pente-fino atrás de possíveis irregularidades.

O objetivo do pente-fino não é penalizar quem está recebendo o benefício, mas sim, de revisar quem realmente se enquadra nos critérios do programa.

Esse pente-fino costuma ocorrer através do cruzamento de dados entre os dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e demais bases de dados do governo.

Para se ter dimensão dos bloqueios, entre os meses de fevereiro e março, mais de 673 mil beneficiários tiveram o Auxílio Brasil bloqueado por irregularidades.

Atualização de dados - O pente-fino serve de alerta para que os cidadãos mantenham seus dados devidamente atualizados no CadÚnico.

O recomendado pelo governo é que as informações dos beneficiários estejam rigorosamente em dia na plataforma, onde o beneficiário deve atualizar o CadÚnico com as seguintes informações:

Para atualizar o CadÚnico, o responsável pela família deverá comparecer pessoalmente ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de seu município com os documentos necessários para atualização dos dados.

Em alguns municípios o atendimento é feito através de um agendamento, em caso de dúvidas o telefone 0800 707 2003 é o mais indicado para saber como está o andamento do benefício.

Por fim o cidadão também pode baixar no seu celular o aplicativo MeuCadÚnico e o aplicativo Auxílio Brasil, onde será preciso informar o Número de Identificação Social (NIS), para acompanhar o andamento do benefício.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês Vendas do varejo aumentaram 0,8% no mês de novembro em AL, aponta IBGE Veja as datas de pagamento de benefícios do INSS em 2025 Pix e cartão de crédito: entenda as novas regras de fiscalização da Receita