Auxiliares de sala protestam em frente à Secretaria de Educação de Maceió

Publicado em 18/11/2024, às 11h01
Trabalhadores fizeram protesto na porta da Semed, no Mutange - Foto: Reprodução

TNH1

Auxiliares de sala de escolas municipais de Maceió fizeram um protesto, nesta segunda-feira (18), para cobrar melhores condições de trabalho.

LEIA TAMBÉM

Os trabalhadores cobram o pagamento de auxílio para o transporte, redução da carga horária para 25 horas semanais, garantia do terço de férias e direitos previdenciários.

Eles cobram ainda o pagamento de horas extras, férias anuais conforme a legislação, sem atrasos ou descontos indevidos e aumento do tempo de contrato, "garantindo estabilidade e segurança para todos os auxiliares de sala".

 

"Nós, PSS, auxiliar de sala da Prefeitura de Maceió, só recebemos o salário, que o salário nem vem todo por conta do desconto que dá para o INSS. Estamos fazendo o ato hoje para reivindicar diversas pautas, entre elas o auxílio transporte para todos os trabalhadores, minimizando o impacto financeiro de deslocamento diário e a redução da carga horária, proporcionando a melhor qualidade de vida e melhor desempenho profissional, garantia do texto de férias conforme prevê a legislação vigente, assegurando o direito pleno de descanso remunerado e o repasse do INSS assegurando nossos direitos previdenciários, especialmente o direito à aposentadoria", detalha Ronyel Antônio Rodrigues Conceição, auxiliar de sala em uma creche que fica na parte alta da cidade.

O TNH1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi informado que o edital de seleção pública não prevê os benefícios pleiteados pelo grupo.

"O órgão reforça que o repasse do INSS vem sendo efetuado normalmente. Em relação ao auxílio-transporte, a SEMED solicitará parecer técnico sobre a viabilidade e possível concessão. A Procuradoria Geral do Município (PGM) possui um parecer reforçando a imprevisibilidade legal para a concessão de tais benefícios. A Semed compreende a legitimidade dos trabalhadores contratados pelo PSS na busca por melhorias e segue de portas abertas para receber a categoria e atender o que for possível", traz a resposta.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Fim de ano: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió